Publicado em 9/02/2017 as 8:14pm

Alerta aos portadores do Green Card: não assinem o formulário I-407

Residentes permanentes estariam sendo induzidos a assinarem formulário abrindo mão voluntariamente da residência permanente no país.

Nas últimas semanas um alerta tem sido feito aos imigrantes residentes, portadores do Green Card, que por algum motivo permanecem fora do país e estão retornando aos EUA nos próximos dias. De acordo com alguns imigrantes nessas condições que deram entrevista a rede de TV de Porto Rico Telemundo, no momento em que o imigrante residente permanente chega ao país a imigração entrega o formulário I-407, um documento em que ele terá que colocar seu nome completo e assinar. Este formulário tem como finalidade a renúncia voluntária da residência permanente nos EUA.

Um vídeo gravado por dois locutores da rádio espana La Ley, situada em Illinois (Chicago), tem sido compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais e WhatsApp. Nele os locutores fazem o alerta para a comunidade imigrante sobre a assinatura desse importante documento. “Quero dizer a vocês que são residentes legais e permanentes nos Estados Unidos algo muito importante. Nunca assinem esse formulário I-407, onde vocês estarão renunciando voluntariamente a residência legal de vocês aqui nos Estados Unidos. Esse documento tem sido entregue quando os residentes permanentes entram por terra, mar ou ar. Esse é um tramite novo, já confirmado pela ABC e pelos noticiários da Telemundo”, afirma.

O site do American Immigration Center, afirma que o preenchimento e assinatura do I-407 é para aqueles que querem desistir de seu status nos EUA e se estabelecer em um país estrangeiro. Uma vez que o formulário é arquivado e processado, o United States Citizenship and Immigration Services (USCIS) irá atualizar seus registros e mostrar aos requerentes que eles não são mais residentes legais do país.

Este formulário pode ser USCIS escritório internacional em pessoa ou por correio. Os residentes legais que residem no estrangeiro podem apresentar o Formulário I-407 para entregar seus cartões verdes em uma embaixada ou consulado dos EUA. Este formulário também pode ser submetido a um oficial de Alfândega e Proteção de Fronteiras em um porto de entrada dos EUA. Não há taxa de depósito para o Formulário I-407.

Uma vez que a renúncia voluntária é processada, a pessoa obrigatoriamente terá que devolver seu Green Card. Os residentes que renunciam a seu status legal no país podem viajar de volta para os EUA com vistos temporários e não como residentes legais permanentes.

De acordo com relatos, o documento é entregue sem muita explicação e as pessoas estão assinando sem ler o conteúdo e a finalidade do mesmo.

A brasileira Claudia Oliveira, residente permanente em New York (NY), acredita que o alerta é um “alarme falso”. “Conquistei meu Green Card há 2 anos. Estive no Brasil em janeiro e retornei aos EUA semana passada. Não me pediram para assinar esse formulário ao entrar no país. Acredito que assim como outras informações desencontradas, isso não passa de um alarme falso para causar pânico não só nos imigrantes ilegais, como agora também nos legais”, afirmou.

Fonte: Brazilian Times