Publicado em 4/03/2017 as 8:00am

Advogado fala sobre possível reforma imigratória de Trump

Advogado fala sobre possível reforma imigratória de Trump

Depois que o presidente Donald Trump discursou diante do Congresso e pediu um comprometimento para lançar uma reforma nas leis de imigração, muitos ativistas se mostraram empolgado. Mas outras pessoas ainda continuam céticas de que algo de bom realmente vá acontecer para os imigrantes. A redação do Brazilian Times conversou com o advogado Danilo Brack, especialista no assunto.

Segundo ele, o discurso de Trump foi surpreendente, principalmente no seu caráter ameno e reconciliador. O Presidente apresentou sua visão aos EUA, mas também invocou um fim da politização desnecessária de pontos onde Democratas e Republicanos concordam em princípio, como reforma fiscal e infraestrutura.

Brack também ressaltou que Trump falou bastante sobre negociar pontos divergentes e, pela primeira vez, oficialmente falou que favorece uma reforma imigratória que tenha como pontos importantes a segurança e o crescimento econômico (setor trabalhista) do país. “Ele iniciou a parte de imigração falando que imigrantes criminosos estariam, até mesmo naquele momento, sendo apreendidos pelo ICE, o que chocou nossos sentidos de imigrante”, disse.

Mas, segundo Brack, quando retornou ao tema, o Presidente demonstrou uma abertura inédita em respeito à famílias e imigrantes que trabalham e cooperam para o crescimento do país. “Isso tudo trouxe grande esperança para todos nós de que uma reforma é possível e pode estar próxima”, continua.

Para Brack, uma reforma imigratória está próxima de acontecer. “Afirmo isso diante da velocidade com que esse governo está trabalhando e o Presidente ter falado sobre esta possibilidade, junto com seu direcionamento aos Senadores e Deputados, além de declarações extraoficiais de funcionários da Casa Branca sobre planos de uma reforma”, explica. “Isso tudo torna maior a possibilidade de que uma proposta virá talvez mais cedo que pensamos”, acrescenta.

Outro ponto positivo, segundo o advogado, é que o líder da Câmara também disse ser a favor. “Portanto, o momento é propício para finalmente termos um alívio para as nossas famílias”, segue.

Em relação ao presidente ter falado em uma reforma e legalizar imigrantes baseado em mérito, Brack explica que “mérito” é algo subjetivo e portanto deverá estar nos requerimentos específicos de uma possível reforma. “Entretanto, pelo que entendemos e diante das atuais decisões da administração em relação aos imigrantes, torna-se provável que registros criminais sérios ou de risco à sociedade serão os principais fatores para desqualificar uma pessoa. Mas tudo isso, nesse momento, é pura conjectura e o que mais precisamos é ter calma, esperar e confiar no Deus que nos trouxe até aqui”, finaliza.

Para saber mais sobre o assunto ou entender os atuais planos de Trump para a imigração, entre em contato com o escritório de Danilo Brack, através do telefone (978) 453-7225 ou acesse o site www.bracklaw.com.

Fonte: Brazilian Times