Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/03/2017 as 8:00am

Alba propõe fundo para ajudar imigrantes latino-americanos nos EUA

Decisão foi tomada durante a 14ª cúpula da aliança bolivariana

A 14ª Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) terminou nesta segunda-feira (5) com a decisão de criar um fundo para dar apoio legal a imigrantes latino-americanos e caribenhos que vivem nos Estados Unidos.

Formada por Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas e Venezuela, a aliança realizou sua 14ª reunião em Caracas, como parte dos eventos pelo quarto aniversário da morte do ex-presidente Hugo Chávez, vítima de um câncer.

"Decidimos reativar o fundo para dar apoio legal e assessoria a imigrantes que o banco da Alba havia ativado vários anos atrás, contra a resolução de regresso que a Europa tomara contra nossos povos", disse o mandatário da Venezuela, Nicolás Maduro, durante o encerramento da cúpula, no Palácio de Miraflores.

A implantação do fundo será feita no encontro do conselho político da aliança, no próximo fim de semana, em Havana, capital de Cuba. Sua reativação é uma resposta ao cerco promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra imigrantes ilegais.

Um dos objetivos do republicano é deportar 11 milhões de clandestinos, incluindo 3 milhões que teriam antecedentes criminais. Além disso, ele quer construir uma barreira na fronteira com o México. "O muro é uma expressão dessa irracionalidade não apenas contra esse país irmão, mas contra toda a região", disse o presidente de Cuba, Raúl Castro. (ANSA)

Fonte: www.noticiasaominuto.com.br

Top News