Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/06/2017 as 7:00pm

Quase metade dos imigrantes que chega aos EUA tem nível universitário

Quase metade dos imigrantes que chega aos EUA tem nível universitário

Os imigrantes adultos que chegaram aos Estados Unidos entre 2011 e 2015 tinham um nível de estudos superior ao dos anteriores expatriados e 48% deles possuíam título universitário, conforme um relatório apresentado nesta quinta-feira pelo Migration Policy Institute (MPI).

Em comparação, apenas 27% dos imigrantes que chegaram ao país há 25 anos (1986-1990) tinham título universitário, aponta o centro de estudos. Isto contribuiu a que a população imigrante com educação universitária tenha triplicado entre 1990 e 2015, passando de 3,1 para 11,1 milhões de pessoas.

"Hoje em dia, os imigrantes compõem 17% dos 66,4 milhões de adultos nos Estados Unidos com título universitário, frente aos 10% em 1990", explica o estudo.

Jeanne Batalova, co-autora do relatório, afirma que este aumento reflete a "crescente migração a partir da Ásia", pois a metade dos imigrantes universitários que chegou ao país desde 2010 procedia desse continente. Mostra também, em sua opinião, uma melhora na educação em nível mundial, um aumento da educação superior em inglês e que este idioma se transformou na língua "global", especialmente nos negócios e na ciência, entre outras áreas.

Os latino-americanos são agora o segundo maior grupo de imigrantes altamente qualificados, desbancando os europeus, que caíram para o terceiro lugar. No entanto, os imigrantes europeus têm mais possibilidade de ter um título universitário (65%), acima dos procedentes da Ásia (62%), da Oceania (61%), América do Norte (53%), África (40%) e América Latina (23%).

Tudo isso fez com que os imigrantes tivessem maior formação acadêmica do que os próprios americanos em uma boa quantidade de estados. Em Michigan e Ohio, por exemplo, enquanto 59% e 63% dos imigrantes que chegaram a estes dois estados tinham diploma universitário, apenas 26% e 27% dos nativos destas regiões tinha estudo superior, respectivamente.

Ao todo, a percentagem de cidadãos originais dos Estados Unidos com nível universitário era de 31%, contra 48% dos que chegaram ao país entre 2011 e 2015.

Fonte: Brazilian Times

Top News