Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/08/2017 as 2:00pm

Governador de MA quer que polícia continua segurando imigrantes para o ICE

Charlie Baker introduziu um projeto que visa derrubar a medida imposta pelo Tribunal Superior que proíbem policiais e oficiais de deterem imigrantes para o ICE.

Governador de MA quer que polícia continua segurando imigrantes para o ICE Governador de MA quer que polícia continua segurando imigrantes para o ICE

Depois que o Tribunal Superior de Massachusetts publicou uma medida para impedir que tribunais e policiais colaborem com os agentes do Immigration and Customs Enmforcement (ICE), alguns republicanos e até o governador do estado se mostrou contrário. A decisão também tornava ilegal os pedidos de custódia de alguns indocumentados, enviados pelo departamento de imigração.

O jornal Brazilian Times divulgou na semana passada que o Governador Charlie Baker e alguns republicanos iniciaram um projeto que visava barrar a decisão do Tribunal Superior. Nesta quinta-feira, dia 1º, o chefe do Poder Executivo do estado introduziu uma proposta que tem como objetivo derrubar a decisão do TS.

A ideia do governador é manter o poder para que policiais possam manter um imigrante preso até a chegada de um agente de imigração para levá-lo sob custódia. Mas de acordo com o TS, esta prática é ilegal e abusiva, pois quando um imigrante paga pelo erro que cometeu no estado, automaticamente ele não deve mais nada e por isso não há lógica em mantê-lo preso.

O governador destacou que não quer autorizar a polícia a agir com “status de imigração”, mas dar poder para que ela mantenha detido um imigrante criminoso que signifique um perigo para a sociedade e que estejam à espera de uma deportação.

Baker ressaltou, ainda, que a decisão do tribunal anulou uma política de longa data no estado. "Durante anos, muitos departamentos de polícia locais e tribunais cooperaram com a ICE para garantir a prisão e deportação de criminosos violentos e perigosos, condenados por crimes como assassinatos e estupros, e manter nossas comunidades seguras", afirmou em comunicado. "Este projeto de lei permite que a polícia estadual honre com o seu compromisso de garantir a paz e segurança”.

O advogado brasileiro, especialista em imigração, Danilo Brack, elogiou a decisão do Tribunal Superior e disse que foi um grande passo em defesa dos direitos dos imigrantes no estado de Massachusetts. “Mas esta nova ação do governador coloca em cheque a possibilidade de que o estado poderia se tornar um abrigo para indocumentados”, fala.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News