Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/10/2017 as 12:30pm

Milhares de imigrantes pedem renovação do DACA após Trump anunciar seu fim

Aproximadamente 64 mil jovens imigrantes, conhecidos como "sonhadores" ('dreamers', em inglês),...

Milhares de imigrantes pedem renovação do DACA após Trump anunciar seu fim No total, o plano DACA, proclamado em 2012 pelo então presidente Barack Obama, beneficiou 800 mil jovens.

Aproximadamente 64 mil jovens imigrantes, conhecidos como "sonhadores" ('dreamers', em inglês), apresentaram solicitações para renovar suas inscrições no programa de alívio migratório DACA desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o seu fim em 5 de setembro, informou nesta sexta-feira à Agência Efe um porta-voz do governo americano.

O prazo para renovar a inscrição no programa migratório acaba à meia-noite (horário local) de hoje, por isso os números ainda são provisórios devido ao volume de solicitações recebidas nos últimos dias, disse à Efe um porta-voz do Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS, sigla em inglês), encarregado da gestão do DACA. Em 5 de setembro, Trump anunciou o fim do programa de Ação Diferida para os Chegados na Infância (DACA, sigla em inglês), mas deu ao Congresso seis meses, até 5 de março de 2018, para esclarecer a situação dos jovens sem documentos que chegaram crianças aos Estados Unidos.

No total, o plano DACA, proclamado em 2012 pelo então presidente Barack Obama, beneficiou 800 mil jovens, um número que foi caindo e atualmente está em 690 mil "sonhadores", que ainda têm permissão para trabalhar temporariamente e não podem ser deportados, segundo dados do USCIS. Nesta ocasião, só podem renovar suas inscrições os "sonhadores" com uma permissão que venceria entre 5 de setembro e 5 de março de 2018. Esses "sonhadores" que acabam de renovar suas inscrições no DACA estarão protegidos até 2019, mesmo que o Congresso não aprove nenhum tipo de lei migratória.

A partir daí, no entanto, esses jovens terão que deixar o país ou se transformarão em imigrantes irregulares, pois o DACA não concede nenhum status permanente e tem um limite de dois anos. A bola agora está com o Congresso, que se encontra dividido em linhas partidárias, pois os democratas querem aprovar uma lei que sirva apenas para conceder residência aos "sonhadores", enquanto que a maioria dos republicanos condicionam sua ajuda à obtenção de fundos para reforçar a segurança fronteiriça. Entre as propostas legislativas que estão sendo debatidas no Congresso está o "Dream Act", uma lei que conta com o apoio de legisladores de ambos os partidos e que poderia beneficiar 3,4 milhões de pessoas, segundo cálculos do Instituto de Política Migratória, um grupo progressista.

O Congresso planejou, pela primeira vez, a situação dos "sonhadores" em 2001 com o "Dream Act" e, em 2013, esteve perto de regularizar sua situação através de uma reforma migratória, que acabou bloqueada no Congresso e teria beneficiado boa parte dos 11 milhões de imigrantes irregulares que vivem no país.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News