Publicado em 18/10/2017 as 8:00pm

Xerife de Pasco (FL) fecha acordo com o ICE

Os oficiais do escritório do xerife do condado de Pasco, na Flórida, firmaram uma parceria com...

Xerife de Pasco (FL) fecha acordo com o ICE A ativista Margartia Romo está preocupada com as ações dos policiais contra imigrantes.

Os oficiais do escritório do xerife do condado de Pasco, na Flórida, firmaram uma parceria com o Immigration and Customs Enforcement (ICE), através do programa 287-g, e atuarão como agentes de imigração. O acordo permite que o xerife e seus comandados possam manter detidos pessoas suspeitas de estarem ilegalmente nos Estados Unidos até que funcionários da Imigração obtenham um pedido de custódia.

A ativista Margartia Romo disse que ficou tão chateada com a notícia que exasperou seus problemas cardíacos e foi levada a um hospital. "Mesmo que eles digam que não há racismo no condado de Pasco, isso é mentira. Existe sim. Estou aqui há quase 40 anos. Eu vi isso e eu senti isso", continuou.

O ativista de longa data, em Dade City, disse que não vê um lado bom do Condado de Pasco participar do 287-G.

"No momento em que prenderem uma pessoa porque ela estava dirigindo sem uma licença é que vai ser a resposta para o que queremos saber. Qual é o crime? Como você vai decidir quem é a imigração e quem deve sair?", disse.

Mas o xerife Chris Nocco disse que o acordo ajudará a proteger o condado contra ações judiciais que advêm da legalidade em relação à detenção e à deportação.

Ele disse que apenas os oficiais dentro da prisão poderão verificar o status de imigração dos internos. "Não estamos saindo na comunidade e não estamos procurando por pessoas que estão aqui ilegalmente", garante.

Romo está preocupada que isso levará a uma onda de racismo por parte dos oficiais, e o que pode acontecer com as famílias que vivem aqui há anos. "Estou preocupado com o que vai acontecer com as crianças do DACA, se seus pais são indocumentados. Ainda não sabemos o que vai acontecer", disse.

Pasco County é a primeira agência na área de Tampa Bay a fazer este acordo. As cidades que foram o Condado são: Dade City, New Port Richey, Port Richey, San Antonio, Zephyrhills e St. Leo.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News