Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/11/2017 as 3:00pm

Líderes religiosos promovem evento em solidariedade a imigrantes presos pelo ICE em NH

Também participaram lideranças políticas, empresariais e membros de organizações não governamentais.

Líderes religiosos promovem evento em solidariedade a imigrantes presos pelo ICE em NH Grupo que reúne religiosos lutam por imigrantes em NH.

No domingo, dia 29, aconteceu na igreja Santo Agostinho, em Manchester (New Hamsphire), um evento em defesa das comunidades imigrantes que estão sendo duramente castigadas pelas leis de imigração impostas pelos governos estaduais e municipais. Várias pessoas, de diversas congregações religiosas, participaram e deram o seu testemunho. Entre elas, estava o Padre Samuel Fuller, OFM Cap, que leu a carta escrita pelo pastor Joseph Gurdak, ressaltou: "Devemos continuar a proteger a dignidade da pessoa humana".

Também foi destacado e emocionante o testemunho de Karen Regino Aldaba, uma jovem cidadã norte-americana que está cuidando de seis irmãos desde março, quando sua mãe foi presa por agentes do Immigrantion and Customs Enforcement (ICE) e agora está presa em Dover (NH).

Os cidadãos preocupados com a história, como Louise Spencer da Kent Street Coalition, ressaltam que é um imperativo moral, não só para as pessoas de fé, estar contra os atos de deportação imorais.

Shawn M. Donovan, de Hanover Quakers, falou contra o racism que separa as famílias. Os reverendos Patrick McLaughlin, Lynn Marshall e Allison Palm da Igreja Unitária Universalista de Manchester, Concord e Nashua, respectivamente, e Revs. Susan e John Gregory Davis da Igreja Congregacional de Meriden, Igreja Unida de Cristo também fizeram uso da palavra e condenaram o racismo que está dividindo a nação.

Mark King, um Representante do Estado de Nashua, e Robert Backus, de Manchester, estiveram presentes e demonstraram apoio a esta iniciativa liderada pelo Granite State Organizing Project (GSOP).

Muitos cidadãos e líderes de organizações civis, como Renata Olszewsky, que é presidente do Conselho da Comunidade Latina de NH, Eva Castillo, da New Hampshire Alliance for Immigrants and Refugees, também falaram sobre suas preocupações com a atual situação vivida pelo estado em relação aos imigrantes.

A Senadora Jeanne Shaheen enviou uma carta de apoio aos esforços e ressaltou que "atrás desta rede de solidariedade é compartilhada a crença de que os ideais de tolerância, abertura e aceitação são fontes de força na comunidade".

Além disso, a senadora Shaheen disse que "a diversidade de fé representada no evento era um reflexo dos valores fundamentais, envolvendo e ajudando as pessoas que fogem da violência e das dificuldades na sua pátria pela promessa de uma vida melhor em nos EUA".

A reunião incluiu orações e inscrições e a procissão planejada para o prédio federal foi cancelada devido tempo ruim. Os membros desta rede se comprometeram a "responder ao medo e à ansiedade da comunidade como resultado de uma maior aplicação da lei e atos de ódio aleatórios".

Eles destacaram que os líderes políticos e religiosos deveriam se reunir e tomar ações como: Acompanhamento físico e espiritual aos imigrantes que devem se reportar ao ICE; Apoio às pessoas detidas e a suas famílias; Santuário em casas de culto para pessoas que temem a deportação; Resposta rápida aos ataques de ICE e atos de violência enraizados no racismo e na xenofobia.

A rede foi convocada pelo GSOP há seis meses para unificar pessoas em todo o estado em apoio aos imigrantes. Muitos membros desta rede também participaram de vigílias de orações inter-religiosas fora do Norris Cotton Federal Building. O objetivo é sensibilizar os políticos em relação ao sofrimento das famílias dos imigrantes presos pelo ICE.

Para mais informações sobre a rede ou como participar, entre em contato com Sarah Jane Knoy através do telefone (603) 668-8250 ou (603) 661-3893, e Dr Alejandro Urrita no ( 603 ) 321-1291.

Fonte: Cosme Neles

Top News