Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/11/2017 as 9:00am

ICE começa a enviar mensagens de texto para indocumentados

O telefone de um residente de Portland (Oregon) vibrou às 9:07 a.m. na última quarta-feira de outubro. Ele recebeu uma mensagem de texto de um telefone local que dizia “Olá”.

ICE começa a enviar mensagens de texto para indocumentados Agentes do ICE estão usando mensagens de textos para localizar e prender imigrantes

O telefone de um residente de Portland (Oregon) vibrou às 9:07 a.m. na última quarta-feira de outubro. Ele recebeu uma mensagem de texto de um telefone local que dizia “Olá”, e se referia ao homem usando o seu primeiro nome, “aqui é o oficial Smith. Meu endereço é p seguinte: 4310 SW Macadm Avenue, Portland, OR 97239. Por favor, sinta-se livre para me ligar com qualquer pergunta que tenha. Eu precisarei ouvir você em breve”.

O oficial Smith é Scott P. Smith, um agente do Immigration and Customs Enforcement (ICE). O endereço é a sede local do ICE, a sudoeste de Portland. O homem que recebeu a mensagem de texto é um imigrante que a agência de imigração suspeita estar vivendo ilegalmente nos Estados Unidos e recentemente foi acusado por um delito no município de Multnomah.

O nome do imigrante não foi divulgado.

De acordo com os advogados, Smith logo conseguiu falar com o homem por telefone e o manipulou para divulgar seu país natal e status de imigração. O agente estava coletando provas contra ele para um eventual processo de deportação.

É comum, obviamente, que o ICE vá atrás dos imigrantes indocumentados. Mas histórias sobre as ações que os agentes usam, às vezes são cruéis, e isso se intensificou no governo Trump.

O que é incomum, pelo menos na área de Portland, é o fato dos agentes do ICE enviarem mensagens de texto para seus alvos, para enganá-los e ludibria-los para se entregarem.

Dois advogados que trabalham com imigrantes em Portland, John Schlosser, um defensor público de quem fala espanhol e foi acusado de delitos no tribunal estadual, e Eileen Sterlock, uma advogada de imigração federal, relataram que nunca ouviram falar de agentes da ICE enviando mensagens de texto.

A advogada Eileen disse que este tipo de ação pode fortalecer os crimes cometidos por telefone. Pois já existem casos de estelionatários que enviam mensagens se passando por agentes de imigração e tiram dinheiro dos imigrantes desinformados. “Se o ICE continuar enviado mensagens, eles podem abrir caminho para que muitas pessoas sejam vítimas destes golpistas”, afirma.

Schlosser, o advogado do imigrante, ligou e enviou por correio eletrônico para confirmar a origem de quem enviou a mensagem e o agente confirmou que se trata do ICE.

Um porta-voz da ICE respondeu a algumas feitas por advogados e ativistas e afirmou que “A agência não faz comentários sobre táticas de execução”.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News