Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/11/2017 as 8:00am

ICE detém 3 trabalhadores agrícolas em Hatfield e dois operários em Holyoke

Cinco residentes de Springfield de origem latina foram detidos por agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) na semana passada e permanecem presos em Greenfield (MA).

ICE detém 3 trabalhadores agrícolas em Hatfield e dois operários em Holyoke Gabriella della Croce, do Pioneer Valley Workers Center

Cinco residentes de Springfield de origem latina foram detidos por agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) na semana passada e permanecem presos em Greenfield (MA), aguardando audiências do tribunal de imigração, de acordo com ativistas trabalhistas no oeste do Massachusetts.

"Temos uma linha direta e mais pessoas estão usando isso para nos informar sobre imigrantes que estão sendo detidos por agentes federais", disse Gabriella della Croce, do Pioneer Valley Workers Center.

Ela afirmou que as detenções, provavelmente, resultaram de “perfil racial”, ou seja, os imigrantes foram presos apenas por estarem indocumentados nos Estados Unidos.

As duas primeiras prisões aconteceram no início da semana passada em Holyoke, quando agentes do ICE “invadiram” uma fábrica para prender a ativista de imigração de Springfield Anival Gomez e um amigo, ambos imigrantes da Guatemala, por não terem permissão para estarem no país.

A organizadora do centro de trabalhadores, Rose Bookbinder, disse que Gomez e seu amigo estão nos Estados Unidos há aproximadamente uma década e nunca tentaram se esconder das autoridades.

Gomez já fez discursos públicos e organizou eventos pró-imigrantes em Springfield e em outros lugares. "É difícil para nós acreditar que esta ação não foi arquitetada para tirar de circulação uma pessoa que lutava pela comunidade imigrante e tina uma voz ativa”, disse Bookbinder. “Por que agora?" acrescentou Croce. "Parece vingativo e aleatório", continuou.

De acordo com ela, “os dois se envolveram em um acidente de trânsito em 2013, o que não foi culpa deles, mas acredita-se que informações sobre o acidente foram repassadas para o ICE".

A outra operação aconteceu na Elm Street, em Hatfield, quando uma van com 10 imigrantes que trabalham na área rural foi parada por agentes federais em veículos que não tinham sinalização.

As prisões foram relatadas por testemunhas ao Pioneer Valley Workers Center, que enviou representantes para o local do ocorrido. Quando chegaram, de acordo com Croce, o ICE tinha ido embora e levou três dos 10 trabalhadores.

"Definitivamente houve um elevado crescimento nas prisões de imigrantes que estão sendo retiradas de seus locais de trabalho e deportadas", disse Croce. "Nossa economia não pode se sustentar sem essas pessoas, que frequentemente atuam em empregos que os norte-americanos não querem trabalhar".

Ela acrescentou: "Nosso sonho é ver todos eles em um caminho para a legalização".

O Centro de Trabalhadores colocou os cinco detentos em contato com os advogados da American Civil Liberties Union (ACLU). Todos aguardam julgamentos no tribunal de imigração em Hartford, Connecticut, o que poderá acontecer nesta semana.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News