Publicado em 15/01/2018 as 2:00pm

México reafirma que não pagará construção do muro na fronteira

O ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo, afirmou que o México nunca irá pagar pelo...

México reafirma que não pagará construção do muro na fronteira Mexicanos olham através de cerca na fronteira.

O ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo, afirmou que o México nunca irá pagar pelo muro na fronteira planejado pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. A declaração de Guajardo foi feita após Trump insistir, de novo, que irá fazer o México pagar pela construção do muro.

Em seu perfil no Twitter, o ministro declarou que o presidente do México, Enrique Peña Nieto, já deixou claro que o México nunca irá pagar este muro. A tuitada foi em resposta às declarações de Donald Trump ao Wall Street Journal de que o país vizinho ao seu poderá pagar ‘indiretamente’ pelo muro que, segundo ele, poderá conter imigração ilegal. O pagamento se daria através de mudanças no Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta).

O norte-americano afirmou que irá deixar o Nafta caso o acordo não seja favorável aos EUA.

Trump ameaçou com o Nafta pois o ministro mexicano foi a Washington conversar com o representante Comercial dos EUA, Robert Lighthizer, sobre a modernização Tratado.

Guajardo, via Twitter, rebateu Trump. Ele disse que o muro não foi pauta de seus encontros com autoridades norte-americanas ou em negociações para reformular o Tratado. 

Fonte: Redação - Brazilian Times (Com informações da Reuters)

Top News