Publicado em 14/02/2018 as 6:00pm

Aproveitamento da língua portuguesa nas universidades por meio dos exames NEWL

Você sabia que o seu conhecimento em língua portuguesa pode ser revertido em créditos na universidade? SIM! Isso é possível através dos exames NEWL!

Aproveitamento da língua portuguesa nas universidades por meio dos exames NEWL Programa avalia habilidades linguísticas.

O QUE SÃO OS EXAMES NEWL?

Os exames NEWL, National Examinations in World Languages, atualmente avaliam as habilidades linguísticas (compreensão de texto, compreensão oral, produção escrita e produção oral) de alunos a partir do 9º ano, ou com 14 anos completos, em cinco idiomas, quais sejam, português (a partir de 2017), árabe, chinês, coreano e russo. Quanto aos níveis de proficiência, a avaliação situa os examinandos entre básico e intermediário. O NEWL é desenvolvido pela "American Councils for International Education", e é reconhecido pelo programa "Advanced Placement" do College Board, o que torna possível a obtenção de créditos no ensino médio e também nas universidades, nas quais servirá, inclusive, para o nivelamento do aluno que pretender seguir estudando português.

A possibilidade de obtenção de crédito por meio do NEWL valoriza o conhecimento da língua portuguesa, bem como tem o potencial de estimular a procura por cursos e programas no idioma. Esse reconhecimento beneficiará a comunidade brasileira residente nos Estados Unidos, bem como os estudantes brasileiros que pretendem ingressar em universidades americanas.

QUANDO SERÁ A PRÓXIMA EDIÇÃO?

A próxima edição do exame acontecerá no dia 26 de abril de 2018, em nível nacional e é realizado online. As inscrições estarão abertas de 1 de janeiro até 31 de março, junto a um dos centros de exames nos estabelecimentos de ensino aprovados pela NEWL

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Informações mais detalhadas podem ser obtidas através do seguinte link: goo.gl/DvR6Ae.

O Consulado em Boston também pode esclarecer as suas dúvidas. Basta escrever um email para contato.boston@itamaraty.gov.br, especificando que você gostaria de mais informações sobre o NEWL.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News