Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/05/2018 as 3:00pm

Outra caravana será formada para cruzar a fronteira, alertam organizadores

O principal organizador de uma caravana de imigrantes que viajou pelo México até a fronteira...

Outra caravana será formada para cruzar a fronteira, alertam organizadores Imigrantes escalam cerca que divide parte do México e EUA.

O principal organizador de uma caravana de imigrantes que viajou pelo México até a fronteira com os Estados Unidos disse que seu grupo planeja organizar outra caravana no próximo ano, apesar da imensa reação que esta desencadeou no presidente Donald Trump e seu governo.

Se a caravana do próximo ano vai viajar de novo até a fronteira dos EUA é um dos detalhes que ainda precisam ser trabalhados. “Mas a caravana ocorrerá na mesma época deste ano, como acontece nos últimos dez anos”, disse Irineo Mujica, presidente do Pueblo Sin Fronteras, o grupo transnacional que organizou a caravana.

"Nós vamos ter uma ação? Sim, nós vamos. Todo ano, Pueblo Sin Fronteras tem uma ação e envolverá uma caravana”, continuou.

A resposta do governo Trump à caravana imigrante deste ano foi rápida e dura, em contraste com as caravanas anteriores, que contavam com cerca de 100 a 200 migrantes, e despertaram pouca atenção da mídia ou ação dos governos anteriores.

Dias depois dos noticiários informarem que cerca de 1.600 imigrantes oriundos da América Central viajaram pelo México e se dirigiam para os Estados Unidos para pedir asilo, Trump anunciou que estava enviando tropas da Guarda Nacional para a fronteira sudoeste para ajudar a impedir que estas pessoas entrassem no país ilegalmente.

Chamando a caravana imigrante de ameaça à soberania nacional e à segurança das fronteiras, o Procurador Geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, anunciou mais recentemente uma política de "tolerância zero" para processar todas as pessoas que entram no país ilegalmente. Além disso, ameaçou separar os filhos dos pais que cruzarem a fronteira. O objetivo foi dissuadir as famílias da América Central a emigrar para os Estados Unidos.

A caravana de imigrantes também recebeu críticas de alguns políticos e grupos republicanos que defendem políticas de imigração linha-dura.

Kelli Ward, um candidato republicano ao Senado em campanha pela vaga do senador norte-americano Jeff Flake, atacou a caravana no Twitter depois que fotos mostraram imigrantes e seus partidários escalando a cerca que separa Tijuana e San Diego. "Isto não é imigração", twittou, seguido das hashtags "#Buildthewall. #EnforceOurLaws".

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News