Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/07/2018 as 1:00pm

Brasileiros estão entre os 37 imigrantes presos pelo ICE em NJ

Os agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) prenderam 37 pessoas durante uma...

Brasileiros estão entre os 37 imigrantes presos pelo ICE em NJ As prisões acontreceram no Condado de Middlesex, em New Jersey.

Os agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) prenderam 37 pessoas durante uma operação que durou cinco dias e tinha como alvo imigrantes que foram detidos anteriormente na cadeia do Condado de Middlesex, em New Jersey. As informações foram divulgadas pelas autoridades federais de imigração nesta segunda-feira, dia 16.

Dos presos, 16 pessoas tinham sido libertadas da cadeia do condado de Middlesex. Nesses casos, segundo o ICE, o condado não honrou os pedidos de custódia do ICE para manter os imigrantes detidos por 48 horas até a chegada deum agente de imigração devidamente documentado para levá-los.

Em um comunicado, o ICE afirmou que 78 por cento dos detidos tinham condenações penais anteriores ou acusações pendentes.

A Cadeia do Condado de Middlesex adotou no ano passado uma política para não cumprir os pedidos de custódia do ICE, exceto se os presos forem condenados por um delito de primeiro ou segundo grau, ou aqueles que possuem uma ordem final de deportação assinada por um juiz federal.

"O condado que aspira a ser um condado do santuário protegendo imigrantes, auxilia os criminosos a minar a lei federal e cria um ambiente perigoso para a comunidade", disse Ruben Perez, diretor do escritório de campo do Enforcement and Removal Operation (ERO) do ICE.

As prisões foram rapidamente criticadas por defensores que pressionaram o condado de Middlesex a adotar sua política em relação aos detentos.

"O Condado de Middlesex está seguindo a Constituição, não detendo indivíduos com base em pedidos administrativos do ICE", disse Sara Cullinane, diretora da Make the Road New Jersey, uma organização de defesa dos imigrantes. “Isso é o que o ICE vem realizando desde que o condado aprovou sua política que defende a Constituição. É mais um exemplo de que o ICE é uma agência desonesta, determinada a destruir famílias, incluindo pessoas que moram aqui há um longa tempo”, continuou.

Ellen Whitt, do Comitê de Direitos dos Imigrantes da Coalizão Central de Jersey Contra a Guerra Sem Fim, defendeu a política adotado pelo condado de Middlesex e disse que as prisões mostram outro exemplo do ICE tentando contornar o sistema judicial.

"Se você olhar para os 16 imigrantes com pedidos de detenção, a grande maioria deles não havia sido condenada por nada", disse ela, acrescentando: "Este é um caso da ruina do ICE".

Entre os detidos na operação, que terminou sexta-feira, dia 13, estavam cidadãos do Brasil, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Índia, Costa do Marfim, México, Nigéria, Peru e Turquia.

O ICE não listou os nomes ou cidades de origem dos presos. Um porta-voz da agência, Khaalid Walls, disse que não poderia fornecer informações sobre se algum dos detidos estava vivendo legalmente no país.

"Por motivos de privacidade, não divulgamos esse nível de informações específicas sobre o caso de uma pessoa", disse ele.

Os detidos tinham entre 21 e 68 anos e enfrentam acusações que incluem entrada ilegal no país, abuso sexual agravado, agressão agravada, dirigir embriagado, resistência à prisão, pôr em perigo o bem-estar de uma criança, roubo, furto, posse de arma, falsificação, violência doméstica, conduta desordenada e reentrada ilegal.

A maioria das prisões foi feita no condado de Middlesex, com algumas exceções. Por exemplo, um cidadão peruano de 28 anos foi preso pela polícia de Union City, no condado de Hudson, por simples acusação de agressão, e foi alistado na cadeia do condado de Hudson, segundo o comunicado. Quando ele foi libertado da prisão, descobriu-se que tinha um mandado pendente do Departamento de Polícia de Perth Amboy, e foi levado para a cadeia do condado de Middlesex.

Os detidos permanecerão sob custódia do ICE enquanto aguardam a deportação ou julgamento sob crimes imigratórios, segundo informou a agência.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News