Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/08/2018 as 8:27am

ACLU de MA divulga documentos sobre armadilhas do ICE contra brasileiros e outros imigrantes

A mulher de Providence (Rodhe Island), que é a principal autora em uma ação coletiva movida...

ACLU de MA divulga documentos sobre armadilhas do ICE contra brasileiros e outros imigrantes Lília Calderon diz ter sido vítima de armadilha do ICE.

A mulher de Providence (Rodhe Island), que é a principal autora em uma ação coletiva movida pela ACLU contra autoridades de imigração dos Estados Unidos, falou pela primeira vez sobre novas acusações contra duas agências do governo.

Lilian Calderon foi entrevistada pela CBS, na manhã desta quinta-feira (16), dias depois que a ACLU afirmou que novos documentos mostravam que as autoridades armaram armadilhas para deter imigrantes que desejavam ficar com suas famílias enquanto buscavam status legal no país.

A ACLU de Massachusetts obteve e-mails do Immigration and Customs Enforcement (ICE) que mostram uma coordenação ativa entre as agências de imigração para facilitar a prisão de imigrantes.

Na segunda-feira, dia 13, foram apresentados e-mails enviados por um homem identificado como agente de fiscalização de campo do ICE em Boston ao escritório de campo do Departamento de Segurança Interna (DHS).

No e-mail, o agente descreve como os Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS, sigla em inglês) enviariam ao ICE uma lista de imigrantes indocumentados sujeitos a ordens finais de deportação, aqueles que haviam reingressado no país ou aqueles classificados como "imigrantes criminosos".

De posse dos nomes que supostamente compareceriam ao escritório do USCIS, o ICE armava as armadilhas, segundo relatou a ACLU.

Um porta-voz do ICE e do DHS, John Mohan, disse que essas alegações são infundadas.

Lilian Calderon, que ficou detida por pelo menos um mês, é a principal queixosa em uma ação coletiva que a ACLU apresentou, desafiando o padrão da administração Trump de separar casais que estão buscando o status de imigrante. Ela foi detida depois de uma entrevista de casamento com o marido em janeiro. No processo tem dois brasileiros que também alegam terem sido vítimas da armadilha do ICE.

Sandro de Souza e Carmen Sanchez: Ele é um imigrante brasileiro que vive nos Estados Unidos há mais de 20 anos e recebeu a ordem de deixar o país até 24 de abril, apesar do progresso em seu processo de solicitação via USCIS e USCIS e mesmo com o histórico de comparecer regularmente ao escritório do ICE. Sem a intervenção do tribunal federal, ele será forçado a deixar para trás sua esposa cidadã americana e seu filho legal residente permanente.

Lucimar de Souza e Sergio Francisco: No dia 30 de janeiro, o casal brasileiro compareceu à entrevista para confirmar seu casamento para a legalização. Imediatamente após a entrevista e, apesar da aprovação da petição do casamento, Souza foi presa e permanece detida no Centro de Correções de Suffolk, em Boston (MA), separada do marido e do filho de 10 anos.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News