Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/10/2018 as 12:00pm

Traficantes abandonam mais de 1400 imigrantes na fronteira

Oficiais da fronteira estão alarmados com quantidade de imigrantes abandonados no deserto.

Nas últimas semanas, contrabandistas de pessoas abandonaram no deserto de Sonora, próximo à fronteira com o México, uma quantidade enorme de imigrantes da América Central e do Sul. Isso alarmou os agentes da Patrulha de Fronteira, pois centenas de crianças estavam entre as pessoas, em risco de morte.

De acordo com as informações, mais de 1.400 imigrantes foram abandonados no deserto, durante uma tempestade em áreas remotas ao longo da fronteira desde 20 de agosto até esta semana. Um grupo era tão grande que tinha 275 imigrantes.

"Já vimos grandes grupos no passado, mas nunca nessa escala", disse o agente da Patrulha da Fronteira, com sede em Tucson (Arizona), Daniel Hernandez. "É definitivamente uma preocupação séria porque a segurança destas pessoas está sendo colocada em risco".

Hernandez disse que no último caso registrado envolveu 61 pessoas que foram resgatadas por agentes e aconteceu na semana passada devido ao aumento das chuvas causadas por tempestades em uma área isolada e "poderia ter sido uma situação muito pior se a chuva continuasse".

Ao contrário do Texas, onde as pessoas se entregam às margens do Rio Grande, os contrabandistas que utilizam a rota do Arizona têm “despejado” grupos de famílias imigrantes em uma estrada de terra ao longo do limite sul do Monumento Nacional Organ Pipe Cactus, a oeste da fronteira de Lukeville. As temperaturas no verão podem ultrapassar 120 graus F (quase 50 graus Celsius).

Às vezes, os imigrantes são abastecidos com comida e água, mas nem sempre, e muitas vezes necessitam de cuidados médicos para lesões e lacerações nas costas e tornozelos.

Os traficantes "não consideram a segurança e o bem-estar dessas famílias", segundo relatou na semana passada o chefe do setor de Tucson, Rodolfo Karisch.

Dois grandes grupos de imigrantes da Guatemala e Honduras também foram encontrados abandonados na semana passada perto de Yuma. Oficiais da Patrulha da Fronteira disseram que 108 pessoas foram encontradas pouco antes da meia-noite, no dia 2 de outubro, a meia milha a oeste do Porto de San Luis. Cinco horas depois os agentes prenderam 56 centro-americanos a uma milha a leste da mesma fronteira.

O Departamento de Imigração e Fiscalização Alfandegária (ICE, sigla em inglês), no Arizona, começou a liberar centenas de imigrantes no domingo, dia 7, para aguardar em liberdade uma audiência em um Tribunal de Imigração. A alegação é que não havia capacidade para o “volume incrivelmente elevado” de detidos.

O senador republicano Jon Kyl, do Arizona, pediu na quarta-feira, dia 10, à secretária do Departamento de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, e a outras autoridades que investiguem formas de lidar com uma onda de imigrantes que, segundo ele, está dominando Yuma e outras partes do sul do Arizona.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News