Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/10/2018 as 4:00pm

A caminho da fronteira dos EUA, milhares de imigrantes enfrentam fome e cansaço

O presidente do México prometeu que alguns dos imigrantes poderão entrar como refugiados no país, desde que tenham documentos e vistos em dia. Eles tentam chegar aos Estados Unidos.

A caminho da fronteira dos EUA, milhares de imigrantes enfrentam fome e cansaço Caravana conta com milhares de pessoas

O presidente do México prometeu que alguns dos imigrantes que estão na fronteira do país com a Guatemala poderão entrar como refugiados no território mexicano, desde que tenham documentos e vistos em dia. Milhares de pessoas de países da América Central tentam passar pelo México para chegar aos Estados Unidos.

Hondurenhos desesperados se jogam nas águas que separam a Guatemala do México. Em balsas ou até a nado, algumas pessoas estão cruzando a fronteira sem que a polícia os impeça.

Mas a maior parte da multidão completa o segundo dia em cima da ponte. Famílias inteiras dormiram no chão, se espremendo contra a cerca na esperança de poder entrar no México para seguir até os Estados Unidos.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, gravou uma mensagem em que diz que o México não vai permitir que ninguém entre de maneira irregular e muito menos de forma violenta.

Apenas algumas mulheres e crianças puderam cruzar, e foram levadas para abrigos. Muita gente recebeu atendimento médico na ponte mesmo.

Os presidentes de Honduras e da Guatemala se encontraram neste sábado (20) para discutir a questão e tentar organizar a volta dos imigrantes. Honduras enviou equipes para ajudar no atendimento na Guatemala e também ofereceu ônibus e aviões para transportar os hondurenhos de volta para casa.

O presidente Trump voltou a dizer que pode usar o exército para fechar a fronteira com o México, caso a caravana consiga seguir para os Estados Unidos. Mas ele também elogiou a postura do México, que está impedindo que os migrantes entrem no país. Trump disse ainda que pessoas más organizaram a caravana.

Diante do impasse, alguns hondurenhos começaram a desistir. Quem quer está voltando pra casa em ônibus do governo da Guatemala.

Um homem disse que como já viram que não vão passar, que eles não vão abrir o portão, o melhor é regressar.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News