Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/10/2018 as 9:00am

CBP encontra cabeça de porco assada em mala de imigrante em aeroporto

As autoridades de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) dos Estados...

CBP encontra cabeça de porco assada em mala de imigrante em aeroporto Cabeça de porco assada estava na mala de imigrante

As autoridades de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) dos Estados Unidos descobriram a cabeça de um porco assado dentro da bagagem no check-in de uma companhia aérea no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, na semana passada.

A descoberta ocorreu graças ao cão detector agrícola chamado Hardy, um beagle de seis anos. O cachorro trabalha no aeroporto de Atlanta desde 2015, como parte da Brigada Beagle do CBP.

Em 11 de outubro, enquanto trabalhava no aeroporto, o nariz de Hardy farejou um odor único vindo de uma bagagem pertencente a um passageiro que viajava para os Estados Unidos vindo do Equador.

Os funcionários da área agrícola da alfândega foram alertados e começaram a vistoriar a bagagem. Descobriram, então, uma cabeça de porco assada embrulhada em papel alumínio, que pesava dois quilos. O produto foi imediatamente apreendido e destruído.

“Nossa melhor defesa contra pragas destrutivas e doenças de animais é impedir a entrada de produtos agrícolas proibidos nos Estados Unidos”, disse Carey Davis, diretor de área de portos de Atlanta: “Esta apreensão ilustra a tremenda experiência de nossos parceiros de quatro patas na proteção dos Estados Unidos”.

A CBP acrescentou que todos os produtos agrícolas trazidos pelos passageiros de voos de outros países tinham que ser declarados às autoridades antes de entrarem no país.

"Ao entrar nos Estados Unidos, todas as frutas, legumes ou produtos alimentícios devem ser declarados a um especialista agrícola ou a um funcionário do CBP e devem ser apresentados para inspeção, independentemente da origem”, informou o CBP.

Não ficou claro se o passageiro do Equador, cuja bagagem continha a cabeça do porco, declarou que estava carregando um conteúdo restrito.

As autoridades americanas impuseram restrições mais rigorosas em relação a todos os produtos suínos crus e cozidos, na tentativa de prevenir a febre aftosa relacionada com carne, a peste suína e outras doenças animais.

"Produtos de carne suína de outros continentes estão proibidos de entrar nos Estados Unidos para evitar a possível introdução de doenças animais, como febre aftosa, peste suína clássica e doença vesicular suína", declarou o CBP.

Esta não foi a primeira vez que um beagle interceptou com sucesso carne de porco cozida dentro da bagagem de um passageiro. Em 2016, outro K-9 treinado em detecção, chamado Joey, farejou um porco assado inteiro dentro da bagagem de um passageiro do Peru. A carne de porco cozida foi similarmente apreendida e destruída na época.

De acordo com o Departamento de Segurança Interna, mais de um milhão de pessoas foram submetidas à inspeção pelo CBP nos portos de entrada dos Estados Unidos, e em um dia comum milhares de materiais incluindo plantas, carnes, subprodutos animais e solo foram interceptados por agentes e seus K-9s.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News