Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/10/2018 as 3:00pm

Migrantes hondurenhos recuperam forças antes de seguir para os EUA

A caravana de migrantes fez uma parada na comunidade mexicana de Huixtla nesta terça-feira (23)

Migrantes hondurenhos recuperam forças antes de seguir para os EUA Para muitos deles, é o primeiro dia de descanso desde que saíram de Honduras em 13 de outubro

A caravana de migrantes fez uma parada nesta terça-feira (23) na empobrecida comunidade mexicana de Huixtla para descansar e fazer exames médicos, antes de retomar a viagem aos Estados Unidos, apesar das furiosas advertências do presidente Donald Trump. Depois de atravessarem a pé quase 800 km em dez dias, os mais vulneráveis se submeteram a check-ups médicos.

"Atendemos oito mulheres grávidas, nenhuma apresenta complicações na gestação, só estão um pouco debilitadas", comentou uma enfermeira do posto médico improvisado no único parque de Huixtla. Uma delas é Teresa Pérez, de 19 anos, grávida de 31 semanas. "Às vezes sinto muita dor, às vezes acho que já vai nascer, mas acho que só precisava descansar", afirma, enquanto os paramédicos dão a ela ácido fólico.

Outros aproveitaram para nadar ou cochilar às margens do rio Huixtla. Para muitos deles, este é o primeiro dia de descanso desde que saíram de Honduras em 13 de outubro, empurrados pela inflação galopante, além dos assassinatos e sequestros das gangues. "A verdade é que o corpo já se sente cansado, esgotado e andávamos sujos. Sendo assim, caiu como uma luva", diz Daniel Fernández, um pedreiro de 25 anos que viaja com amigos.

Huixtla é um município de umas 50.000 pessoas, que vivem em casas simples em meio às montanhas desta região do país, majoritariamente indígena. Ainda restam aos migrantes 3.000 km para chegar à fronteira com os Estados Unidos. O governo hondurenho reportou nessa segunda-feira (22) a morte de dois membros da caravana: um deles nesse sábado (21), ao cair de um veículo na rodovia que leva ao Pacífico guatemalteco, e o outro na segunda-feira na estrada de Tapachula a Huehuetan, no México.

TENSÕES DIPLOMÁTICAS

O vice-presidente americano, Mike Pence, disse que o presidente de Honduras lhe informou que a caravana de migrantes que partiu de seu país rumo aos Estados Unidos foi organizada por grupos esquerdistas "financiados pela Venezuela". Foram "enviados ao Norte para desafiar nossa soberania e nossa fronteira", disse Pence em um evento organizado pelo jornal The Washington Post. "Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para impedir que essa caravana chegue ao Norte e viole nossa fronteira", assegurou.

O governo hondurenho de Juan Orlando Hernández acusou a oposição política de convocar a caravana para levar o país à "ingovernabilidade", apontando como instigador Bartolo Fuentes, ex-deputado coordenado, segundo eles, pelo ex-presidente e líder esquerdista, Manuel Zelaya. Fuentes assegurou à AFP que o que fez foi reproduzir em seu Facebook um cartaz, que não sabe quem divulgou em várias redes sociais.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News