Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/10/2018 as 11:00am

Terceira caravana de migrantes parte em direção aos Estados Unidos

Mais de 300 salvadorenhos se unem após milhares de centro-americanos deixarem seus países.

Terceira caravana de migrantes parte em direção aos Estados Unidos Grupo de migrantes deixa San Salvador, em El Salvador, em direção aos EUA - Jose Cabezas/Reuters.

Uma terceira caravana de migrantes se formou e deixou a capital de El Salvador neste domingo (28) com destino aos Estados Unidos, seguindo milhares de outros que deixaram a América Central no último mês, enfurecendo o presidente Donald Trump.

O grupo com mais de 300 salvadorenhos deixou San Salvador no domingo. Um grupo maior, estimado em 7 mil pessoas, deixou Honduras no meio de outubro e agora está no sul do México.

Um segundo grupo está se movimentando pela Guatemala e chegou a reunir mais de mil pessoas antes de se fragmentar. Centenas membros dessa caravana irromperam pela fronteira em Tecun Uman no sábado, e neste domingo estava na ponte que liga a Guatemala ao México.

Trump e seus aliados republicanos têm mantido o avanço das caravanas como um tema central nas eleições legislativas de 6 de novembro, em que o partido luta para manter o controle das duas casas do Congesso.

A secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, disse à Fox News neste domingo que Trump está determinado a usar toda sua autoridade para impedir que os imigrantes entrem nos EUA.

"Temos uma crise na fronteira agora. Essa caravana é uma iteração, mas francamente vemos caravanas todos os dias com esses números", afirmou.

"O que o presidente está deixando claro é toda ação, autoridade, programa executivo possível está na mesa para garantir que há uma maneira certa e legal e entrar neste país e que outras formas não serão toleradas."

A polícia de El Salvador acompanhou o grupo conforme deixavam a capital, os migrantes levando mochilas e garrafas d'água e se protegendo do sol com chapéus.

O governo de El Salvador disse que se solidariza com os migrantes e que respeita seu direito de mobilização, mas pediu que não arrisquem suas vidas no caminho.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News