Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/11/2018 as 12:00pm

Advogado afirma que cancelamento de asilo a indocumentados pode abrir caminho para reforma imigratória

Na sexta-feira da semana passada, dia 09, o presidente Donald Trump assinou um decreto para...

Advogado afirma que cancelamento de asilo a indocumentados pode abrir caminho para reforma imigratória Danilo Brack afirma que um novo período de negociação se aproxima.

Na sexta-feira da semana passada, dia 09, o presidente Donald Trump assinou um decreto para suspender a concessão de asilo aos imigrantes que atravessam ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos. Após a assinatura, ele explicou que sua atitude é porque o país quer as pessoas entrem legalmente.

No decreto, Trump destaca seu objetivo de salvaguardar o "interesse nacional" diante da esperada chegada de "um número substancial" de imigrantes, principalmente centro-americanos, que há quase um mês caminham pelo México em direção aos EUA.

Segundo ele, a medida não afetará qualquer estrangeiro que peça asilo apresentando-se devidamente a um posto de fronteira ou residente permanente legal no país. Também não se aplicará aos menores imigrantes que entram nos EUA desacompanhados.

O decreto, que entrou em vigor no mesmo dia, terá vigência inicial de 90 dias, eventualmente renováveis.

A redação do Brazilian Times conversou com o advogado especialista em imigração, Danilo Brack, para entender o assunto e saber como isso pode afetar a comunidade.

Segundo ele, a tomada da liderança da Câmara de Deputados pelos Democratas vem com uma pitada de sal. “Como dizem as Escrituras ‘à quem muito é dado, muito é cobrado’”, disse. Brack explica que, ironicamente, isso se aplica também à derrota Republicana.

“Democratas passaram os últimos meses prometendo uma liderança de reformas de infraestrutura, imigração e de proteção de saúde para pessoas com condições pré-existentes. Agora vem a hora da cobrança: qual posicionamento eles terão em relação a negociar com governo Trump - obstinadamente insistir em impeachment, que destruirá a atual situação econômica crescente, ou trabalhar nesses itens e demonstrar que podem fazer mais e melhor”, continua.

De acordo com o advogado, o Presidente já anunciou que está aberto à uma reforma imigratória, se ela estiver vinculada à construção imediata de um muro ao longo da fronteira.

Brack acredita que esta ação é um caminho encontrado por Trump para conseguir negociar com os Democratas e impulsionara reforma imigratória que atende, também, aos seus interesses. “Republicanos na Câmara de Deputados, em 2013, não aceitaram a reforma como da “Gangue dos 8” para evitar que Obama levasse o crédito e a declaração de Obama que não assinaria o projeto se não tivesse cidadania imediata aos beneficiários não ajudou nada”, lembra. “Mas agora será que os Democratas estão dispostos à uma reforma que daria crédito à Donald Trump?”, indaga.

O advogado acredita que os Democratas vão negociar e que haverá um período novo de negociações políticas como aconteceu nos anos 90. “Teremos grande alívio para as nossas famílias imigrantes”, finaliza celebrando a saída do Procurador Jeff Sessions do cargo, pois ele era um grande empecilho.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News