Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/12/2018 as 4:00pm

Pai de menina que morreu presa na fronteira dos EUA pede justiça

A história da pequena Jakelin Caal, de apenas sete anos de idade, continua gerando grande...

Pai de menina que morreu presa na fronteira dos EUA pede justiça Jakelin Caal morreu sob custódia do ICE

A história da pequena Jakelin Caal, de apenas sete anos de idade, continua gerando grande polêmica e sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Ela morreu dentro de um posto de imigração após ser detida com seu pai, Nery Caal. A causa da morte ainda não foi esclarecida.

O pai de Jakelin pediu justiça e uma investigação objetiva do incidente. Ele segue detido e o pedido foi feito por meio de um comunicado apresentado por seus advogados. Os representantes da família pediram à mídia que não especulasse sobre a causa da morte, dizendo que nem o hospital nem o legista divulgaram essa informação.

De acordo com relatórios iniciais do Departamento de Patrulha da Fronteira, (sigla em inglês) disseram que Jakelin morreu de desidratação e exaustão. Na sexta-feira, dia 14, autoridades dos EUA informaram que ela havia sofrido parada cardíaca, inchaço no cérebro e insuficiência hepática.

A menina morreu cerca de 12 horas depois de seu pai ter se apresentado, junto dela, para as autoridades de fronteira dos EUA no Novo México. Junto com outros 163 imigrantes, eles buscavam refúgio. Nery contou que tomou a decisão após sua cidade, uma vila indígena na Guatemala, ser alvo de seguidos assassinatos.

Um dos representantes de Nery afirmou, durante uma entrevista coletiva, que o pai da criança a manteve bem alimentada e hidratada durante todo o trajeto até a fronteira dos EUA. Também informou que a menina não apresentava sintomas de qualquer doença.

A morte da menina Jakelin causou indignação. Dezenas de pessoas participaram de uma manifestação contra o governo dos EUA e sua política de imigração. Segurando cartazes com dizeres como "Justiça para Jakelin" e fotos da menina, eles reclamaram da maneira como são tratados os imigrantes ilegais ao chegarem ao país.

O governo dos EUA defendeu o tratamento dado à criança e disse que não havia nenhuma indicação de que ela tinha problemas de saúde até várias horas depois que ela e seu pai foram detidos na noite de 6 de dezembro.

Segundo as autoridades, o pai da menina respondeu um questionário com cerca de 20 perguntas como parte de uma triagem médica inicial. Nery respondeu "não" à pergunta sobre se a criança tinha alguma doença, disse a autoridade do DHS.

O formulário foi fornecido em inglês e a entrevista com o pai foi conduzida em espanhol, disse a autoridade do CBP, mas a língua nativa do pai é Q'eqchi ', uma língua maia.

O nível de fluência do pai não foi imediatamente conhecido, mas ele disse às autoridades guatemaltecas que se sentia mais à vontade falando Q'eqchi ', disse o Ministério das Relações Exteriores da Guatemala.

O QUE ACONTECEU

Na madrugada do dia 7 de dezembro, cerca de sete horas depois de chegar à fronteira, Jakelin e seu pai embarcaram em um ônibus do CBP para a estação fronteiriça de Lordsburg, no Novo México, a cerca de 153 quilômetros de distância. Enquanto esperavam pelo ônibus, eles tinham acesso a água e banheiros, dizem as autoridades.

Pouco antes de o ônibus sair, às 5 da manhã, o pai disse aos agentes que sua filha estava vomitando. Um agente no ônibus disse à estação de Lordsburg para se preparar para prestar atendimento médico de emergência e, quando o ônibus chegou à estação às 6h30, Jakelin já não estava respirando.

Ela foi revivida por técnicos médicos da Patrulha de Fronteira duas vezes, e os serviços de emergência chegaram por volta das 6h40 da manhã.

A menina foi levada para o Hospital Infantil de Providence em El Paso, Texas, às 7:45 da manhã de helicóptero. Lá, os exames revelaram inchaço e a menina foi diagnosticada com insuficiência hepática.

Ela morreu no início da manhã de 8 de dezembro, com o pai no hospital, informou a autoridade do CBP.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News