Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/01/2019 as 3:00pm

Ativistas e legisladores denunciam comércio abusivo em centros de detenção para imigrantes

Detido em uma prisão da Califórnia, com centenas de outros imigrantes em busca de asilo,...

Ativistas e legisladores denunciam comércio abusivo em centros de detenção para imigrantes A senadora Elizabeth Warren está entre os que combatem o comércio abusivo nos centros de detenção para imigrantes. AAP

Detido em uma prisão da Califórnia, com centenas de outros imigrantes em busca de asilo, Duglas Cruz enfrentou uma escolha. Ele poderia fazer uma dieta de cadeia, com pouco que é servido, ficando faminto ou ele poderia trabalhar na cozinha da prisão para ganhar dinheiro e comprar comida extra no refeitório.

O imigrante optou por trabalhar, mas seu salário de US $ 1 por dia, no Advance , Centro de Detenção Adelanto, de propriedade privada, não ajudava muito. Uma lata de atum é vendida por US $ 3,25. Isso é mais do que quatro vezes o preço do que é cobrado em uma loja Target na pequena cidade deserta de Adelanto, cerca de duas horas a nordeste de Los Angeles, na Califórnia.

Cruz ficou com macarrão instantâneo, pelo valor de 58 centavos por pacote, o dobro do preço no comércio local. Um desodorante, a US $ 3,35.

Atum e desodorante parecem pequenas preocupações para detentos como Cruz, que tem 25 anos e chegou aos Estados Unidos depois de fugir de Honduras por ser recrutado por uma gangue. Ele tentou asilo neste país e acabou preso.

Mas os ativistas estão olhando com outros olhos a questão de comércio de produtos no centro de detenção. De acordo com eles, isso faz parte de uma estratégia mais ampla das prisões privadas para aproveitar a mão-de-obra barata dos presos para reduzir os custos operacionais e aumentar os lucros.

Imigrantes e ativistas dizem que instalações como a Advance, pertencente à Geo Group, com sede em Boca Raton, na Flórida, a maior companhia de centros de correções com fins lucrativos do país, deliberadamente economizam em itens essenciais, até mesmo alimentos, para coagir os detidos a trabalharem por centavos por hora para complementar a alimentação escassa.

O porta-voz do Grupo Geo chamou essas alegações de "completamente falsas". Ele disse que eles a alimentação é fornecida por nutricionistas, que o programa de trabalho é estritamente voluntário e que os salários são obrigatórios pelo governo federal.

Ele disse que o Geo Group tem contrato com fornecedores externos para administrar seus a venda de produtos, cujos preços estão em linha com mercados locais. "Também disse que o Geo Group tem um lucro mínimo em itens vendidos, a maioria dos quais entra em um fundo de previdência para comprar equipamentos recreativos e outros itens para detentos”, acrescentou.

Parentes podem enviar dinheiro eletronicamente para financiar acompra de produtos de seus entes queridos, por taxas que podem chegar tão altas quanto 10 por cento do valor depositado, segundo alguns relatórios. Mas para muitos imigrantes detidos, esfregando banheiros ou esfregar o chão é a única maneira que eles encontram para ganhar o suficiente, ficar limpo e alimentado.

“Você tem que optar por trabalhar por alguns centavos por hora ou viver sem coisas básicas como sabonete, shampoo, desodorante e comida", detido Wilhen Colina Barrientos, 67, em uma ação de classe movida no ano passado pelo Southern Poverty Law Center contra a Nashville-based CoreCivic Inc (CXW.N), a segunda maior operadora de prisão com fins lucrativos dos EUA.

Na denúncia, Barrientos disse que os guardas mandaram ele “usar seus dedos” quando pediu papel higiénico, na Stewart Detention Center, localizado na área riral de Lumpkin, Georgia.

Os detidos estão a desafiar o que eles dizem ser um modelo de negócio opressivo em que as empresas os priva de elementos essenciais para forçá-los a trabalhar por salários sub-mínimo, cujo o dinheiro é logo devolvido para o presídio para a compra de produtos da empresa.

"Essas empresas de prisões privadas estão lucrando com este esquema", disse Meredith Stewart, da SPLC, uma advogada líder na ação coletiva. Grupos de defesa dos direitos dos imigrantes entraram com ações semelhantes contra a CoreCivic e a Geo Group na Califórnia, Colorado, Texas e Washington.

Membros do governo e legisladores também estão analisando os casos. Em novembro, 11 senadores norte-americanos, incluindo Elizabeth Warren, de Massachusetts, enviaram cartas ao Geo Group e CoreCivic criticando o "incentivo ao lucro perverso com os negócios de prisões privadas", que se beneficiaram da repressão aos imigrantes ilegais sob custódia dos EUA.

Os senadores citaram um relatório de dezembro de 2017 do Escritório do Inspetor Geral dos EUA, documentando problemas em confinamentos sob custódia da Agência de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE).

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News