Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/01/2019 as 9:00am

Procuradora do Condado de Suffolk quer impedir que ICE prenda imigrantes em tribunais

Rachael Rollins, a nova Procuradora do Condado de Suffolk, em Massachusetts, está criticando o...

Procuradora do Condado de Suffolk quer impedir que ICE prenda imigrantes em tribunais Procuradora Rachael Rollins afirma que prender imigrantes em tribunais ameaça a segurança pública

Rachael Rollins, a nova Procuradora do Condado de Suffolk, em Massachusetts, está criticando o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) por prender um imigrante indocumentado no tribunal de Boston este mês, quando ele compareceu para uma audiência sobre acusação de tráfico de cocaína.

Rollins garantiu que abrirá uma investigação para descobrir como o ICE ficou sabendo do paradeiro do homem quando ele foi para a Suprema Corte de Suffolk, em 7 de janeiro.

"Eu absolutamente acho isso incrivelmente preocupante, independentemente do que esta pessoa foi acusada", disse Rollins na sexta-feira, dia 18. "Esta é uma alta prioridade para mim. Eu pessoalmente estou olhando neste incidente. Estarei recebendo as respostas em breve", continuou.

A declaração marcou um dos primeiros desafios diretos que Rollins fez a outra agência de segurança pública após uma campanha na qual prometeu fazer uma verificação independente dos que está acontecendo.

A prática do ICE de prender imigrantes indocumentados quando eles aparecem em tribunais estaduais e federais para casos não relacionados ao seu status de imigração enfureceu os juízes, advogados de defesa e até mesmo os líderes policiais e outros promotores, que geralmente trabalham com imigrantes.

A preocupação é que a agência está cada vez mais frequente nos tribunais, fazendo com que as pessoas não compareçam às audiências dos tribunais criminais e evitem servirem como testemunhas e de crimes, temendo por serem vulneráveis à deportação.

Um oficial do ICE disse que o foco da agência são os réus procurados por acusações criminais graves.

"Não fazemos muitas prisões no tribunal, mas quando o fazemos é uma decisão consciente", disse um funcionário da agência.

O homem detido pelo ICE era Alfeu Barbosa, 21, um cabo-verdiano com um longo histórico criminal, segundo o funcionário, incluindo duas recentes condenações por arrombamento e invasão de residência com intenção de cometer um crime e uma condenação em fevereiro de 2018 por resistir à prisão.

"Nós pretendemos fazer o nosso trabalho, e esta é claramente uma pessoa cujas as boas-vindas ao nosso país expiraram", continuou. "Não vamos nos desculpar por querer levá-lo sob custódia", finalizou.

Barbosa está sob custódia no Centro Correcional do Condado de Plymouth, segundo o seu advogado.

Rollins disse que ligou para a Procuradoria Geral do Estado, Maura Healey, imediatamente após tomar conhecimento da captura de Barbosa, para buscar orientação sobre como evitar que o ICE prendesse pessoas em tribunais do condado.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News