Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/01/2019 as 2:00pm

Sem citar fonte, Trump diz que 25 milhões de imigrantes indocumentados vivem nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, sem citar fontes, que o...

Sem citar fonte, Trump diz que 25 milhões de imigrantes indocumentados vivem nos EUA Trump diz que 25 milhões de imigrantes indocumentados vivem nos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, sem citar fontes, que o número de imigrantes ilegais no país é de 25 milhões, mais que o dobro da estimativa das autoridades locais, que era de 11 milhões. "Nem sequer estamos em fevereiro e o custo da imigração ilegal neste ano, até agora, é de US$ 18.959.495.168.

O custo na sexta-feira foi de US$ 603.331.392", escreveu chefe de Estado, também sem apontar a fundamentação da informação. "Há, pelo menos, 25.772.342 imigrantes ilegais, não os 11.000.000 que foram informados durante anos no nosso país. Ridículo!", completou Trump, que terminou a postagem com a sigla do Departamento de Segurança Nacional, encarregado de conduzir a política migratória americana.

Ainda antes de chegar ao poder, o presidente já havia apontado inúmeras vezes ter desconfiança de diversos dados oficiais, muitas vezes, divulgando números muito diferentes, sem, no entanto, revelar a fonte.

No fim de outubro do ano passado, Trump chegou a afirmar que existia entre "25 a 30 milhões de pessoas ilegalmente no país" e atribuiu esse número a política do 'catch release' (prender e libertar), em que os agentes fronteiriços podem soltar detidos até o julgamento da deportação.

O governo dos Estados Unidos não divulga dados oficiais sobre imigrantes ilegais, mas, o renomado centro de estatísticas Pew calcula anualmente a informação, se baseando em dados do Censo e de outras pesquisas mensais realizadas pelas autoridades do país.

Segundo o último relatório da Pew, relativo a 2016, divulgado em novembro do ano passado, havia naquele momento 10,7 milhões de imigrantes ilegais no país, o número mais baixo da última década. O pico chegou a 12,2 milhões, em 2007, o que representava 4% da população vivendo em solo americano.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News