Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/02/2019 as 2:00pm

Advogado diz que status de imigração de 21 Savage nunca foi escondido dos EUA

O rapper, conhecido por sua relevância na cena de trap de Atlanta, foi preso neste domingo (3) e pode ser deportado.

Advogado diz que status de imigração de 21 Savage nunca foi escondido dos EUA O rapper 21 Savage está preso na Geórgia.

Nesse domingo (3), o artista cujo álbum mais recente é o quinto mais ouvido nos Estados Unidos foi preso por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) sob acusações de ser um imigrante em situação ilegal no país. Sha Yaa Bin Abraham-Joseph, ou o rapper 21 Savage, está sob custódia no estado da Geórgia e corre o risco de ser deportado de volta ao Reino Unido, de onde autoridades de imigração disseram que ele saiu em 2005 para se estabelecer nos Estados Unidos.

Conhecido pelos temas de tráfico de drogas, violência e crime em suas músicas, o rapper que despontou em 2016 com o projeto Savage Mode, parceria com o produtor Metro Boomin, sempre declarou ser de Atlanta, capital da Geórgia e berço do trap. Em entrevista à XXL em 2016, 21 diz ter crescido em Decatur, na região metropolitana de Atlanta, e conta sua experiência na cidade: "É como qualquer outra quebrada: drogas, assassinatos, violência, assaltos. O que eu passei na minha área afeta os assuntos sobre os quais eu rimo."

Segundo a ICE, porém, o rapper está ilegalmente no país desde que seu visto de não-imigrante venceu, em 2006. Em 2014, 21 foi preso e condenado por delitos ligados a drogas — segundo a agência, seu status imigratório ainda não era conhecido nesta época.

Sua advogada, Dina Lipolt, disse ao TMZ que estava trabalhando "diligentemente para tirar o Sr. Abraham-Joseph da prisão, enquanto conversamos com as autoridades para esclarecer qualquer mal-entendido. O Sr. Abraham-Joseph é um modelo para os jovens de todo o país — especialmente em Atlanta, Geórgia — e está trabalhando ativamente na comunidade liderando programas para ajudar jovens carentes em educação financeira." Em agosto de 2018, o rapper inaugurou The Ellen Degeneres Show um programa de caridade chamado The 21 Savage Bank Account Campaign, em que ele doou contas com mil dólares a 21 adolescentes.

O jornal britânico The Daily Mail publicou um documento que supostamente seria a certidão de nascimento do rapper, que declara que 21 nasceu em 22 de outubro de 1992 em Newham, um bairro de Londres. Seus dois pais, Heather Joseph e Kevin Emmons, também seriam de origem britânica.

Depois da prisão, que aconteceu logo antes do Super Bowl, apesar da nebulosidade dos fatos, colegas rappers mostraram solidariedade à prisão de 21. A quantidade de memes e piadas a respeito chamou a atenção de Offset, dos Migos, que postou no Twitter: "Os memes não são engraçados quando você está passando por algo. [...] Homem negro de sucesso, eles sempre vão tentar achar alguma maneira de nos derrubar." Cardi B e Vince Staples também falaram sobre a situação.

21 Savage começou 2019 com seu mais recente álbum, “I am > i was”, no topo da Billboard 200. No mês passado, ele também foi indicado a um Grammy de Música do Ano por "rockstar", parceria com Post Malone, e lançou um clipe para sua faixa com J. Cole, "a lot"

Quase 24 horas depois da prisão de 21 Savage, um representante legal do rapper fez uma declaração sobre seu status à Billboard. Segundo Charles H. Kluck, a detenção de 21 foi feita "com base em informações incorretas sobre acusações criminais anteriores e [ICE está] agora se recusando a liberá-lo sob fiança de qualquer quantia, apesar dele ter um pedido pendente de visto", escreve o advogado, o que confirma que 21 é de fato um imigrante.

Kluck também diz que que o governo norte-americano sempre soube do status imigratório do rapper, seu endereço e seu histórico. Ele destaca que seu cliente não tem mais nenhuma acusação criminal sobre ele, e que sua detenção "não tem outra finalidade senão puni-lo desnecessariamente e tentar intimidá-lo a desistir de seu direito de lutar para permanecer nos Estados Unidos."

Ele conclui escrevendo que 21 Savage tem filhos norte-americanos, o que o torna elegível para não ser deportado. "Nós e ele lutaremos por sua libertação, por sua família e por seu direito de permanecer em nosso país. Ninguém esperaria menos dele."

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News