Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/02/2019 as 2:00pm

Governadora do Novo México desafia Trump e tira tropas da fronteira

A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, anunciou a retirada da maior parte das...

Governadora do Novo México desafia Trump e tira tropas da fronteira Michelle Lujan Grisham, ainda como representante no Congresso, se opôs à política de "tolerância zero" do governo Trump sobre a imigração - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos.

A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, anunciou a retirada da maior parte das tropas da Guarda Nacional, que estão sob seu comando, na fronteira com o México. A democrata Grisham, que assumiu o cargo em 1º de janeiro, disse em um comunicado na noite de terça-feira que seu estado “não se prestará à farsa presidencial de alarmismo fronteiriço fazendo mau uso” das tropas.

“Rpudio o argumento federal de que existe uma assoladora crise de segurança nacional na fronteira sul, ao longo da qual se encontram algumas das comunidades mais seguras do país”, disse.

O presidente republicano Donald Trump insiste em que a construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, uma promessa de campanha, é o primeiro passo para solucionar o que chama de crise humanitária na região.

Ao longo dos mais de 3.000 km de fronteira, já foram deslocados uns 4.500 soldados. Esse número inclui 2.100 membros da Guarda Nacional dos diferentes estados fronteiriços, que operam desde que em abril Trump pediu seu apoio para auxiliar a Patrulha Fronteiriça.

O Novo México tem 94 soldados da Guarda Nacional mobilizados na fronteira e 24 de outros estados, que a governadora mandou retirar.

“Deslocaremos nossos homens e mulheres uniformados apenas quando for necessário e quando sua presença puder marcar uma verdadeira diferença para garantir a segurança pública e aliviar as preocupações humanitárias em nossa fronteira meridional”, indicou.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News