Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/02/2019 as 2:00pm

Republicanos protestam na fronteira EUA-México para exigir muro

Com bandeiras dos Estados Unidos e slogans de apoio ao presidente Donald Trump, cerca de 50...

Com bandeiras dos Estados Unidos e slogans de apoio ao presidente Donald Trump, cerca de 50 pessoas fizeram, no sábado (9), uma cerca humana na fronteira que divide o estado mexicano de Chihuahua do americano Nuevo México para exigir o financiamento de um novo muro fronteiriço.

"Precisa construir o muro aqui (...) porque, por aqui, vai começar a passar o crime. Vão cruzar mais (imigrantes) 'ilegais'", disse à AFP o americano Anthony Agüero, que vive em El Paso, no Texas, durante o protesto organizado por simpatizantes do Partido Republicano.

"Veteranos antes dos invasores. Legal é a palavra-chave", "Parem as drogas que destroem nossa juventude" e "Trump 2020" são algumas das frases nos cartazes nas cores da bandeira nacional - vermelho, azul e branco.

Os manifestantes viajaram de diferentes cidades do Texas e do Novo México para protestar em Anapra, um ponto no meio do deserto, onde o muro fronteiriço se interrompe e deixa um caminho livre entre Ciudad Juárez, no México, e Sunland Park, nos EUA.

Trump visitará El Paso para dar a largada em sua campanha pela reeleição em 2020, sob o lema "Make America Great Again". Desde sua campanha para chegar à Casa Branca, o republicano insiste na construção de um novo muro fronteiriço para conter a imigração de latino-americanos, sobretudo, mexicanos, os quais chegou a classificar como "criminosos".

Nem todos concordam com a mensagem desse protesto que transcorreu sob os olhares dos agentes da Patrulha Fronteiriça americana e da Polícia Federal mexicana.

"Não concordo com nada, com nada. Me dá tristeza e me chateia. Fui criado em Ciudad Juárez e não acreditava que isso fosse acontecer", disse à AFP o americano Ian Washington.

De acordo com o porta-voz da Patrulha Fronteiriça do setor El Paso, Ramiro Cordero, de outubro a dezembro do ano passado 25.000 migrantes foram detidos na fronteira do Novo México e do sudoeste do Texas, um número menor do que os 32.000 detidos de outubro de 2017 a setembro de 2018.

A expectativa é de mais protestos nesta segunda-feira, durante a visita de Trump a El Paso - só que desta vez contra o muro.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News