Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/02/2019 as 3:00pm

Criado para combater presença de brasileiros em Framingham, CCFILE é listado como grupo de ódio

O Concerned Citizens and Friends of Illegal Immigration Law Enforcement, ou CCFILE, foi fundado...

Criado para combater presença de brasileiros em Framingham, CCFILE é listado como grupo de ódio Os irmãos Jim e Joe sempre atacaram a presença de brasileiros na região.

O Concerned Citizens and Friends of Illegal Immigration Law Enforcement, ou CCFILE, foi fundado em 2003 pelos irmãos gêmeos Jim e Joe Rizoli. Ele é listado pelo Southern Poverty Law Center (SPLC), desde 2009, como um grupo de “ódio geral”.

Jim Rizoli não rejeitou classificação feita pelo SPLC, mas perguntou: "O que constitui um grupo de ódio?" Ele acrescentou que considera o SPLC um grupo de ódio.

O SPLC define um grupo de ódio como "uma organização que - com base em suas declarações ou princípios oficiais, nas declarações de seus líderes ou em suas atividades - tem crenças ou práticas que atacam ou difamam uma classe inteira de pessoas, geralmente por suas características imutáveis".

A categorização do CCFIILE pelo SPLC não é uma coisa nova para Framingham (Massachusetts). O gabinete do prefeito está ciente da lista, mas se recusou a comentar, dizendo que o grupo não deve receber mais atenção do que merece.

O grupo se concentra na imigração ilegal. Várias publicações em seu site são direcionadas a imigrantes da comunidade brasileira em Framingham, condenam a censura e negam o Holocausto. O site do grupo não lista nenhuma reunião, mas Rizoli disse que tem muitos seguidores na internet. A página inicial do site inclui guias que dizem "Caso contra os judeus", "Rizolis sem censura" e "Conspirações".

Jim Rizoli não citou quantos membros fazem parte do grupo. "É difícil dizer", disse ele. "É um sistema de crença em sua mente, como você pensa e age".

O Rizolis já teve um programa de TV a cabo, mas foi cancelado pelo Access Framingham em 2011 por violar as políticas da rede depois que um espectador se queixou de conteúdo antissemita.

A aparição pública mais recente de qualquer um dos irmãos foi de Joe Rizoli durante uma reunião do Conselho da Cidade que discutia uma proposta de lei de boas-vindas dirigida à comunidade de imigrantes.

Rizoli foi o único membro do público a falar contra a proposta, alegando que seria uma porta de entrada para a imigração ilegal.

Cesar Stewart-Morales, comissário da Comissão de Relações Humanas de Framingham, disse que inicialmente não sabia muito sobre o CCFIILE e o que o grupo defendia. Ele disse que conhecia as crenças dos Rizolis e que não ficou surpreso por ele estar na lista do SPLC novamente. "Tudo o que ele diz é tão ofensivo", disse Morales.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News