Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/02/2019 as 8:00am

O DREAM Act é aprovado em NY para ajudar estudantes indocumentados

Cinco anos depois de fugir de um grupo de milícia violento na Nigéria, Ifeanyi Ejiogu está no...

O DREAM Act é aprovado em NY para ajudar estudantes indocumentados A educadora MaryEllen Elia

Cinco anos depois de fugir de um grupo de milícia violento na Nigéria, Ifeanyi Ejiogu está no caminho para obter asilo nos Estados Unidos. Ainda assim, o primeiro instinto do veterano do Bronx no ensino médio ao conhecer novas pessoas é observar cada palavra.

"Eu sinto que tenho que ter um advogado ao meu lado porque não tenho certeza se o ICE virá", disse, referindo-se ao Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA.

Esse medo é uma grande preocupação para os defensores, educadores e estudantes que estão celebrando a recente aprovação do DREAM Act, de Jose Peralta, em New York, que permitirá que estudantes indocumentados recebessem ajuda financeira para frequentar as faculdades do estado. Espera-se que o governador Andrew Cuomo assine o projeto de lei até abril, o qual vem com uma recomendação de US $ 27 milhões para assistência em matrícula.

As pessoas que impulsionaram a lei por quase uma década agora estão pensando em algumas questões: As inscrições oficiais e outras regulamentações serão aplicadas para que os alunos possam começar a se inscrever logo após a assinatura do governador? As escolas serão capazes de orientar os alunos com medo através de outro processo complexo? E como os estudantes como Ejiogu terão certeza de que o compartilhamento de informações para obter ajuda de ensino do estado não os colocará em problemas com funcionários federais de imigração?

O projeto de lei inclui um cronograma para implementação: 90 dias após a assinatura da lei, os formulários de inscrição devem ser disponibilizados aos alunos. Mas a aparência desses formulários não é especificada, além de exigir uma declaração dos alunos indocumentados de que eles abriram ou planejam abrir um processo para se tornarem residentes legais. Os detalhes ficarão a cargo do presidente da Corporação de Serviços de Ensino Superior do estado, em consulta com a Comissária Estadual de Educação, MaryEllen Elia.

Andrea Ortiz, gerente de política de educação da New York Immigration Coalition, um grupo de defesa da imigração, disse que espera que as autoridades consultem as coalizões e grupos que estão familiarizados com as preocupações dos imigrantes.

“As solicitações devem ser fáceis de ler e preencher, e não devem pedir às famílias sem documentos informações que possam deixá-las desconfortáveis”, disse Ortiz. “E os funcionários da escola, que receberão a tarefa de ajudar os alunos a concluir o preenchimento do formulário devem ser treinados para entender as complexidades do trabalho com alunos indocumentados”.

A experiência que os professores de Ejiogu tiveram apontam para desafios futuros, à medida que as escolas de New York procuram ajudar os alunos a encontrar ajuda financeira.

“Às vezes, pode levar anos até que os professores descubram quais de seus alunos estão em situação irregular, tornando difícil ajudá-los desde o início”, afirmou Illona Nanay, professora de história do Mott Hall V. “O departamento de educação da cidade tem uma política rígida de não questionar as famílias sobre seus status de imigração”, continuou.

Ela acrescenta que muitas vezes os estudantes têm medo de como essas informações podem ser usadas contra eles, por isso, não as compartilham.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News