Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/04/2019 as 10:00am

Imigrantes indocumentados pressionam estados por licenças de motorista em NJ e NY: 'Nós temos que trabalhar

No dia 28 de março vários membros da comunidade, em uma reunião da Green Light, e, New York,...

Imigrantes indocumentados pressionam estados por licenças de motorista em NJ e NY: 'Nós temos que trabalhar Alguns estados estão abertos para liberar carteira de motorista para indocumentados.

No dia 28 de março vários membros da comunidade, em uma reunião da Green Light, e, New York, defenderam que os imigrantes devem ter acesso a carteiras de motorista. Este é um esforço renovado que acontece em todo o país para sensibilizar e forçar os legisladores a aprovarem projetos que permitam que os indocumentados recebam o documento.

Atualmente, doze estados permitem que os residentes obtenham carteira de motorista, sem necessidade de um número do Seguro Social ou comprovação de status legal.

Os imigrantes e seus defensores estão fazendo um esforço em cerca de meia dúzia de estado, vendo um mapa político mais amistoso em alguns deles.

Luis Jiménez, trabalhador de uma fazenda de gado leiteiro em Rochester (NY), diz que toda vez que dirige sem licença está arriscando o seu futuro. Mesmo uma pequena parada no trânsito poderia alertar os agentes de imigração de que ele está no país ilegalmente e o caso terminar em deportação.

Outro problema é que em alguns locais no interior do estado de NY, supermercados e locais de trabalho estão sempre muito longe e nem sempre há alguém por perto para dar uma carona, e pegar um ônibus ou metrô não é uma opção. Por isso a grande maioria dos imigrantes é obrigada a dirigirem mesmo sem carteira de motorista. “A necessidade nos força a nos arriscar”, disse Jiménez. “Temos que trabalhar, temos que comprar comida. Às vezes ficamos doentes e trabalhadores como eu não podem ir ao hospital, não podem comprar remédios. Mas eu sinto que preciso arriscar porque meus filhos e minha família dependem de mim para ter uma vida melhor”.

Em NY e em outros lugares, a ideia de estender novos privilégios àqueles sem status legal de imigração tem sido combatida. Mas um esforço renovado em todo o país para permitir a obtenção de carteiras de motorista repercute fortemente entre aqueles que vivem de campos de cultivo rurais, fazendas de gado leiteiro e pomares onde a necessidade de transporte diário é maior.

Eladio Beltran, funcionário da Apple, que enfrenta deportação após uma parada no trânsito, disse que as licenças também poderiam aliviar o temor constante que trabalhadores como ele. "Não nos sentimos seguros", disse. "Se você está em um veículo e vê um policial, sabe que a qualquer momento ele pode acender suas luzes e você acabar preso, terminar no México".

Os imigrantes e seus defensores já obtiveram acesso a tais licenças em uma dezena de estados, incluindo Califórnia, Colorado e Illinois. Alguns deles aceitam declarações de impostos estaduais como identificação.

Agora, os ativistas trabalham em cerca de meia dúzia de estados, onde eles veem um cenário político mais amigável para os imigrantes. Entre eles, Wisconsin e New Jersey, onde os governadores democratas sucederam os republicanos, e New York, onde os democratas agora estão no controle total do Legislativo.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News