Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/04/2019 as 11:00am

NY pode se tornar “Estado Santuário” para imigrantes indocumentados

Um projeto de lei que tramita no Legislativo estadual poderá promover a proteção total de...

NY pode se tornar “Estado Santuário” para imigrantes indocumentados Senador Jose Serrano é patrocinador do projeto.

Um projeto de lei que tramita no Legislativo estadual poderá promover a proteção total de imigrantes que estão no país ilegalmente, afastando-os de detenções federais de imigração. A legislação já esteve no Capitólio estadual por vários anos, em várias versões, mas agora ganhou um novo destaque em meio ao debate federal sobre questões imigratórias e os democratas assumindo o controle do governo estadual.

Enquanto várias cidades do norte do estado se consideram “cidades santuário” porque limitam a aplicação das leis de imigração, o projeto de lei patrocinado pelo senador Jose Serrano (D-Queens) estenderia as mesmas proteções em todo o estado.

O projeto de lei apresentado no dia 18 proibiria as autoridades de New York de deter os imigrantes que estão no país ilegalmente, com base em esforços do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês).

Os defensores da imigração criticaram o ICE que pedem para as autoridades locais manterem imigrantes presos mesmo depois que eles se já cumpriram seu tempo e são elegíveis para serem liberados.

"Esse ato vai garantir que as preocupações com a segurança pública, que é a principal preocupação das autoridades locais, sejam priorizadas acima do status de imigração, que é uma responsabilidade exclusivamente federal", afirma o projeto.

“O programa federal, chamado Secure Communities, erroneamente colocou pedidos de custódia contra cidadãos dos Estados Unidos, bem como imigrantes que não são deportáveis", continua o projeto de lei.

Esta medida acontece quando o presidente Trump recentemente ameaçou transportar imigrantes indocumentados para “cidades santuário”, como New York, incluindo suas principais cidades do interior, como Rochester e Syracuse.

"Devido ao fato de que os democratas não estão dispostos a mudar nossas leis de imigração muito perigosas, estamos, como relatado, considerando fortemente colocar os imigrantes ilegais em cidades-santuário", escreveu Trump em 12 de abril no Twitter.

Pelo menos oito estados já se consideram santuários, incluindo Califórnia, Connecticut, Massachusetts e New Jersey, de acordo com o Center for Immigration Studies. Em New York, os esforços para expandir os direitos dos imigrantes enfrentavam a oposição do Senado, liderado pelos republicanos.

Mas depois que os democratas conquistaram o controle do Senado, em novembro passado, o partido agora administra as duas câmaras do Legislativo e o gabinete do governador.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News