Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/04/2019 as 5:00pm

Polícia do México detém mais de 300 em operação contra caravana de imigrantes

Policiais mexicanos detiveram 367 integrantes de uma caravana de migrantes da América Central...

Polícia do México detém mais de 300 em operação contra caravana de imigrantes Imigrante detido rumo aos EUA.

Policiais mexicanos detiveram 367 integrantes de uma caravana de migrantes da América Central na segunda-feira (22). De acordo com a agência Associated Press, o grupo tinha mais de 3 mil pessoas de países como Honduras e tentava chegar aos Estados Unidos após atravessar o México.

Autoridades mexicanas dizem que essa foi a maior operação policial contra caravanas de migrantes desde o início delas, no ano passado. As viagens em massa aumentaram a preocupação dos governos do México e dos Estados Unidos – o presidente norte-americano, Donald Trump, chegou a dizer que fecharia a fronteira sul.

Segundo a agência AP, os migrantes denunciaram violência excessiva dos policiais mexicanos. "Eles esperavam até nosso descanso para nos pegar, agarrando mulheres e crianças", afirmou o hondurenho Arturo Hernández, um fazendeiro de 59 anos.

"Ainda tem gente perdida na mata. E a mata é muito perigosa", disse Hernández à AP.

Em nota, o Instituto Nacional de Migração disse que os 367 migrantes foram "resgatados". Segundo a autoridade mexicana, houve violência porque alguns integrantes da caravana "começaram a agredir" os agentes, que chamaram a Polícia Federal.

O que disse o presidente do México Em entrevista coletiva nesta terça-feira (23) presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, chamou de "incidente" a detenção em massa ocorrida um dia antes. Porém, ele defendeu as medidas duras contra a caravana por questões de segurança aos próprios migrantes, ao dizer que há traficantes de seres humanos infiltrados no grupo.

"Nós não queremos que eles tenham passagem livre. Não só por razões legais, mas também por questões de segurança", disse López Obrador.

O presidente do México tem recebido cobranças do governo de Donald Trump e da própria população mexicana para reforçar a segurança na fronteira com os Estados Unidos. A Casa Branca argumenta que as autoridades fronteiriças estão sobrecarregadas com a chegada de requerentes de asilo.

As autoridades mexicanas dizem que emitiram mais de 15 mil vistos humanitários para permitir aos migrantes que fiquem no México para trabalhar. Além disso, segundo o governo local, outras milhares de pessoas foram deportadas nos últimos meses.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News