Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/05/2019 as 3:00pm

Prisões de imigrantes clandestinos batem recorde na fronteira

Autoridades detiveram 460.294 imigrantes ilegais apenas nos últimos seis meses, o maior número desde 2009.

Prisões de imigrantes clandestinos batem recorde na fronteira Agentes prendem imigrantes.

O governo norte-americano prendeu 460.294 imigrantes indocumentados na fronteira com o México somente entre outubro do ano passado e abril deste ano. Estas informações foram divulgadas nesta quarta-feira (8) pelo escritório da Patrulha de Fronteiras (CBP, sigla em inglês). O número já é maior que o registrado em 2009 e representa um novo recorde de detenções na região.

De acordo com o balanço do CBP, 98.977 imigrantes foram presos na fronteira do país com o México somente em abril, o número mais alto nos últimos seis meses.

Ainda de acordo com o CBP, do total de pessoas detidas pelos agentes em abril, 8.897 eram menores de idade não acompanhados. Os números também mostram que 10.167 pessoas se apresentaram nos postos oficiais de entrada nos EUA, uma pequena queda em relação às 10.888 de março e às 9.651 de fevereiro.

Impasse na fronteira

O presidente Donald Trump declarou, em fevereiro, uma emergência nacional na fronteira, uma medida tomada após o Congresso negar a destinação de recursos para a construção do prometido muro na fronteira americana com o México.

A Câmara dos Representantes e o Senado aprovaram uma resolução que revertia a declaração de emergência de Trump, mas o presidente exerceu o poder de veto para manter o status na fronteira.

No início deste mês, a Human Rights Watch (HRW) denunciou a criação de centros de detenção na fronteira do Texas para imigrantes que entram no país a partir do México. No local estariam sendo instaladas tendas de campanha para recebê-los.

A ONG afirmou possuir imagens de satélite que mostram a rápida construção desses acampamentos em postos gerenciados pelos agentes da fronteira em El Paso e Donna, ambas cidades do Texas, que seriam destinados a abrigar famílias e crianças imigrantes.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News