Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/05/2019 as 5:00pm

Autoridades demitidas por Trump vetaram prisão em massa de imigrantes

Semanas antes de serem demitidos, no último mês de abril, a ex-secretária de Segurança...

Autoridades demitidas por Trump vetaram prisão em massa de imigrantes Autoridades demitidas por Trump vetaram prisão em massa de imigrantes.

Semanas antes de serem demitidos, no último mês de abril, a ex-secretária de Segurança Interna Kirstjen Nielsen e o ex-diretor adjunto do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) Ronald Vitiello desafiaram o plano secreto da Casa Branca para prender milhares de famílias em uma operação contra imigrantes em dez grandes cidades americanas.

De acordo com sete autoridades do Departamento de Segurança Interna, em entrevista exclusiva ao jornal The Washington Post, o governo de Donald Trump alvejava o grande fluxo de famílias que atravessaram a fronteira entre os Estados Unidos e o México depois de o presidente fracassar em aprovar sua política “tolerância zero” no início de 2018.

Para os funcionários, a proposta era uma forma de o chefe de Estado “enviar uma mensagem de força” por meio da detenção e deportação rápida dos imigrantes, incluindo crianças.

A operação previa uma força-tarefa para rastrear estrangeiros com pedidos de visto em curso, dando ao governo a chance de conseguir ordens de deportação contra os postulantes que ainda não compareceram a audiências. Segundo a reportagem, 90% das pessoas analisadas foram consideradas “deportáveis” sem nenhuma consulta prévia aos órgãos de imigração. Os mandados de prisão seriam executados com invasões coordenadas às casas dos procurados.

Mas Vitiello e Nielsen travaram os planos de Trump, preocupados com a falta de preparo dos funcionários da Imigração e Alfândega, com a redução de verbas para a segurança de fronteira e com os riscos de indignação da opinião pública.

O conselheiro do presidente americano, Stephen Miller, e o novo diretor do ICE, Matthew Albence, foram os principais apoiadores do projeto, segundo as fontes do Washington Post. Eles incentivaram a intensa cobertura midiática das prisões em massa que, para eles, ajudaria a deter o fluxo de famílias da América Latina aos Estados Unidos.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News