Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/06/2019 as 1:00pm

Mais imigrantes detidos na fronteira são enviados para NJ e NY

A cadeia do Condado de Essex, em New Jersey, e o centro de detenção de imigrantes Elizabeth,...

Mais imigrantes detidos na fronteira são enviados para NJ e NY Imigrantes detidos na fronteira em Sunland Park, Novo México.

A cadeia do Condado de Essex, em New Jersey, e o centro de detenção de imigrantes Elizabeth, em maio abrigavam 168 imigrantes que cruzaram a fronteira sul do país, de acordo com Emilio Dabul, porta-voz do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, sigla em inglês), em Newark.

Os migrantes somam-se às 235 pessoas enviadas o Enforcement and Removal Operations (ERO), um departamento do ICE em New York, em maio. Todos foram detidos em NJ e NY, e aguardam processo de deportação.

Os imigrantes enviados para o ERO em NY são mantidos em cadeias, nos condados de Hudson e Bergen, em Nova Jersey, e Orange County, em Nova York.

O ERO em Newark envia imigrantes detidos para a Instalação Correcional do Condado de Essex e para a instalação de Elizabeth, administrada pela Core Civic, uma empresa privada.

Dabul disse que 78 imigrantes que atravessaram a fronteira foram enviados no centro de Elizabeth e 90 foram para a cadeia do condado de Essex, em Newark, durante o mês de maio. Não está claro se todos os 168 ainda estão presos.

O ICE não informou quando os imigrantes presos na fronteira foram enviados ao ERO em Newark, ou quantos foram transferidos para lá nos últimos meses.

“O ERO em Newark tem recebido casos da Fronteira Sudoeste regularmente por muitos anos”, disse um comunicado do ICE divulgado nesta segunda-feira, dia 03.

Mas o número de imigrantes presos na fronteira e enviado em maio para NJ surpreendeu alguns defensores da imigração. Rosa Santana, coordenadora do programa First Friends of New Jersey and New York, uma organização que envia voluntários para visitar os detentos do ICE em instalações locais, disse que não sabia que havia tantos imigrantes que foram presos na fronteira sendo mantidos para detencoes locais.

A maioria dos detidos nas instalações locais, segundo ela, são imigrantes da região de NJ e NY que foram presos pelo ICE em cidades destes estados.

Ela disse que, no passado, a organização já havia visto imigrantes, vindo de prisões na fronteira, em centros de NJ. “No ano passado alguns cubanos que haviam cruzado a fronteira foram enviados para a cadeia do condado de Essex”.

Mas ela disse que ter 78 imigrantes em Elizabeth e 90 em Essex é um número muito alto.

"Isso é preocupante", disse ela. "Especialmente por causa das condições que sabemos que estão o centro de Essex. Estamos trabalhando com eles, houve melhorias, mas há muitas preocupações", continuou.

Santana estava se referindo a um relatório de inspeção federal do Departamento de Segurança Interna do Inspetor Geral, divulgado em fevereiro, que encontrou violações notórias de segurança e problemas na área alimentar e condições de vida precárias que colocaram a cadeia do condado de Essex em grave violação de seu contrato com o governo federal para abrigar os imigrantes detidos.

Jay Arena, membro da Jobs and Equal Rights for All, participa de protestos e faz lobby para que o Condado de Essex encerre o seu contrato com o ICE para abrigar os detidos. Ele disse que autoridades democratas nos condados de Bergen, Hudson e Essex estão ajudando o presidente Donald Trump, um republicano, ao aceitar em suas prisões não apenas imigrantes presos localmente, mas também os enviados da fronteira.

Esta descoberta foi feita mediante um trabalho do repórter investigativo Rob O'Dell e o fotógrafo Michael Chow.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News