Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/06/2019 as 11:00am

Após 20 anos nos EUA, brasileiro pode ser deportado

Uma mãe de dois filhos está se preparando para se despedir de seu marido enquanto ele se...

Uma mãe de dois filhos está se preparando para se despedir de seu marido enquanto ele se prepara para voltar ao Brasil nesta sexta-feira, dia 14. Gustavo Costa, de 39 anos, chegou aos Estados Unidos em 1997 e nunca mais saiu do país, apesar de seu visto ter expirado seis meses depois.

Sua esposa, Ana Paula Rodrigues Costa, de 37 anos, veio da mesma cidade natal (apesar de nunca se conhecerem) dois anos depois dele, com um visto. Ela conheceu seu marido há quase 16 anos e os dois estão no país desde então.

Eles se casaram em 2003 e tem dois filhos, Isaque, de 12 anos, e Nathan, de 8 anos. Ambos nasceram nos EUA.

Mas o dia em que os dois imigrantes indocumentados oraram para nunca acontecer está acontecendo.

O pesadelo começou em janeiro, quando Gustavo foi pego dirigindo acima da velocidade permitia em uma pista no condado de Osceola. Os oficiais não conseguiram encontrar suas informações no sistema e, pouco depois, Gustavo se viu sob a custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE), no Centro Transacional do Condado de Broward.

"Nós estamos perdidos", disse Ana Paula Rodrigues Costa. "Nós sentimos um vazio enorme. A casa está vazia. Estamos arrasados".

Ela e seus dois filhos dizem que estão vivendo em um mundo de cabeça para baixo desde aquele dia em janeiro. “É dia que você deseja nunca acontecer", disse ela. "Se não fosse por eles, seria fácil. Simplesmente partir junto, mas por eles faríamos tudo de novo", disse Ana olhando para os dois filhos.

Mas por que isso aconteceu? Por que não solicitar cidadania? Costa diz que eles tentaram, mas a tensão financeira seria demais, algo que ela diz que lamenta não fazer.

"Deveríamos ter passado por qualquer meio de aplicar até mesmo se não pudéssemos pagar", disse ela. E agora seus filhos também estão pagando o preço.

Em vez de pensar sobre o que eles vão fazer neste verão, Isaque e Nathan estão pensando em como será a vida se toda a família voltar ao Brasil, um lugar que nenhuma das crianças jamais esteve.

“Separado de tudo o que eu tenho há 12 anos", diz Isaque Costa com lágrimas. Nathan Costa se sente da mesma maneira. "Não devemos nos mudar para o Brasil mas devemos ficar aqui", disse ele.

Mas permanecer nos EUA, de acordo com a brasileira, provavelmente não é uma opção, já que ela quer que a família esteja junto novamente. "Um dia nós estaremos juntos novamente", disse ela. "Isso vai acontecer, eu sei. Um dia, estaremos juntos novamente".

Costa trabalha com um advogado e diz que eles podem pedir uma nova audiência, embora, neste momento, ela acredite que toda a família acabará voltando ao Brasil em breve. A família mora em Boca Raton, na Flórida.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News