Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/06/2019 as 10:00am

Veja o que fazer se o ICE aparecer em sua casa

O presidente Donald Trumpo anunciou na sexta-feira, dia 21, que iria realizar ataques do...

Veja o que fazer se o ICE aparecer em sua casa Trump anunciou que haver† deportações em massa.

O presidente Donald Trumpo anunciou na sexta-feira, dia 21, que iria realizar ataques do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), e pretende promover uma deportação em massa de milhões de imigrantes que vivem ilegalmente no país. Estes ataques serão realizados não apenas em locais de trabalho, mas também em residências.

De acordo com informações, ele visa iniciar as operações em 10 grandes cidades onde há uma alta concentração de comunidades imigrantes. Mas neste domingo, o plano teria sido adiado. Mesmo assim ativistas estão realizaram reuniões e conversando com as pessoas para orientar sobre o que fazer se agentes do ICE aparecerem em suas casas.

Toda a comunidade imigrante ficou preocupada, mas na tarde de sábado, Trump disse que iria adiar os ataques por duas semanas, dando um prazo aos de Democratas para apresentar uma solução para a proteção nas fronteiras do país, principalmente a que fica na região sul.

Mesmo a data das operações sendo adiada, ativistas divulgaram algumas dicas sobre como o imigrante deve agir caso um agente do ICE bata à porta de sua casa.

NÃO ABRA A PORTA

Uma das orientações é que os migrantes não abram as portas para os agentes do ICE. Em vez disso, pergunte aos agentes se eles têm um mandado. Se eles disserem que sim, peça-lhes para colocá-lo debaixo da porta. Você não é obrigado a responder a qualquer pergunta.

Procure seu nome, endereço e uma assinatura no mandado. Uma ordem de remoção do ICE não é suficiente para permitir a deportação. Determine que tipo de garantia você terá. Um mandado de busca assinado por um juiz permite que os agentes vistoriem sua casa. Se for um mandado de prisão, saia, mas certifique-se de que todos os outros permaneçam dentro da casa.

PEÇA UM ADVOGADO

O imigrante deve saber que tem direito a um advogado. Se os agentes tentarem entrar em sua casa com força, diga-lhes que você "não autoriza a entrada" e peça para falar com um advogado.

PERMANEÇA EM SILÊNCIO E PROTEJA SUAS INFORMAÇÕES

Se você estiver sendo detido ou preso, exerça seu direito de permanecer em silêncio e não assinar nada. Não forneça suas informações pessoais, nem forneça impressões digitais. Não forneça seu cartão de identificação ou seus documentos.

Se você estiver em um espaço público, pergunte aos agentes se você está sendo preso. Se eles disserem sim, você tem o direito de permanecer em silêncio até que seu advogado esteja presente. Se eles disserem não, você pode sair.

Se você está detido, tem o direito de pedir fiança.

DOCUMENTE TUDO

Também é importante documentar tudo. Você tem o direito de gravar vídeos e fotos. Faça anotações das placas das viaturas usadas na operação e dos números dos crachás dos agentes. Então, informe o ataque ligando para a linha direta de alguma entidade que defende os imigrantes ou advogado. Por isso é importante ter sempre anotado estes contatos.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News