Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/06/2019 as 5:30pm

Chefe da imigração nos EUA se demite após escândalo de maus-tratos a crianças, diz imprensa

O principal funcionário do governo dos Estados Unidos encarregado do controle de fronteiras se...

Chefe da imigração nos EUA se demite após escândalo de maus-tratos a crianças, diz imprensa John Sanders abandonará o cargo nas próximas semanas.

O principal funcionário do governo dos Estados Unidos encarregado do controle de fronteiras se demitiu do cargo nesta terça-feira, 25, depois de ter estourado uma polêmica sobre o tratamento oferecido a crianças imigrantes detidas na divisa com o México. Segundo a imprensa americana, John Sanders  abandonará suas funções nas próximas semanas.

Dias atrás veio à tona que crianças imigrantes detidas nos Estados Unidos são mantidas em péssimas condições . Segundo advogados, centenas de menores estão há várias semanas presos em instalações na cidade de Clint, no Texas, sem acesso a chuveiros, roupas limpas e comida suficiente. O caso provocou forte reação pública e a realocação de 250 crianças na última segunda-feira, ficando 30 no local.

Mas a notícia da demissão só veio pouco depois de funcionários revelarem nesta terça que mais de cem crianças foram enviadas de volta para o centro em Clint. Em entrevista, entretanto, um funcionário da agência de Alfândega e Proteção à Fronteira negou as acusações, dizendo que as crianças mantidas na instalação tinham acesso regular a chuveiros e recebiam lanches durante o dia.

Sanders liderava a agência desde abril, quando o presidente Donald Trump reorganizou os escritórios de imigração. Os dois jornais que publicaram detalhes sobre a sua saída, o New York Times e o Axios, atribuiram a demissão ao escândalo sobre as instalações de Clint.

As condições das instalações do Serviço de Proteção Alfandegária e de Fronteiras dos EUA ao longo da divisa com o México têm sido alvo de crescente preocupação das autoridades, que alertam que o grande fluxo de famílias de imigrantes levou os locais para além de sua capacidade.

Fonte: OGlobo.com

Top News