Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/07/2019 as 10:00am

Agentes da Patrulha da Fronteira zombam das mortes de imigrantes em grupo no Facebook

Grupo no Facebook é chamado de I'm 10-15. Um relatório publicado segunda-feira, dia 1º,...

Grupo no Facebook é chamado de I'm 10-15.

Um relatório publicado segunda-feira, dia 1º, pela ProPublica revelou que agentes da Patrulha da Fronteira dos EUA (CBP, sigla em inglês) fizeram piadas sádicas, violentas e racistas sobre as mortes de imigrantes. As publicações foram feitas em grupo privado do Facebook com mais de 9.500 membros.

A exposição da ProPublica veio quando o presidente Donald Trump ameaçou começar os ataques a imigrantes e deportação em massa após o “4th July”. Enquanto isso, dezenas de milhares de imigrantes sofrem condições brutais em “campos de concentração” operados pelo governo Trump, próximo à fronteira dos Estados Unidos com o México.

Membros do grupo do Facebook chamado " I'm 10-15" - um código usado por agentes da Patrulha de Fronteira para se referir à detenção de imigrantes - fizeram piadas cruéis sobre mortes de imigrantes e publicaram imagens sexualmente explícitas de membros democratas do Congresso.

A ProPublica conseguiu ligar as identidades de vários dos membros participantes do grupo com perfis do Facebook pertencentes a agentes da Patrulha da Fronteira, incluindo um supervisor de El Paso, Texas.

Quando um dos membros publicou uma reportagem sobre a imagem horripilante de um jovem pai e sua filha, afogados, outros membros do grupo brincaram sobre suas mortes.

"Se eles morreram, morreram", disse um membro. Outro publicou o GIF animado do personagem Elmo, da Sesame Street, com as palavras "Oh, bem".

A foto mostra Óscar Alberto Martínez Ramírez, de 25 anos, um imigrante afogado, de bruços, no rio Grande, com sua filha de 23 meses, Valeria. A mãe assistiu quando eles foram puxados pelas correntes. A morte do jovem pai foi apenas uma entre as inúmeras mortes de imigrantes recentemente, incluindo crianças e bebês.

Em contraste com a atitude desumana dos agentes da Patrulha da Fronteira, a foto do pai e da filha provocou repulsa e indignação em massa em todo o mundo.

A grande maioria dos imigrantes que estão sendo capturados por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) e detidos CBP são pessoas da classe trabalhadora que fugiram da guerra violenta e intervenções militares em seus países de origem.

O sociólogo Daniel Martinez da Universidade do Arizona disse à ProPublica que as postagens refletem "uma cultura difundida de crueldade voltada para imigrantes dentro do CBP. Não são apenas alguns agentes desonestos ou “maçãs podres".

De acordo com o relatório da ProPublica, agentes também ameaçaram violência contra membros do Congresso que estavam programados para visitar um dos centros de detenção do CBP em El Paso, Texas, na segunda-feira, dia 1º. Eles publicaram imagens sexualmente explícitas da Representante Democrata de New York, Alexandria Ocasio-Cortez.

Os maus-tratos a imigrantes, incluindo crianças, estão condições como temperaturas extremas, falta de comida e água, acesso limitado a cuidados médicos, luzes acesas 24 horas por dia, falta de roupa de cama adequada.

Crianças de até oito anos em campos em Clint, Texas, foram forçadas pelos guardas a cuidar de bebês chorando e bebês doentes com roupas sujas. Não foram fornecidas escovas de dente, fraldas, sabão ou cobertores enquanto estavam em instalações lotadas e em condições insalubres.

Embora os comentários dos agentes da Patrulha da Fronteira nos grupos de Facebook online que desumanizam os imigrantes sejam revoltantes, ativistas afirmam que os verdadeiros arquitetos dessas políticas vêm dos mais altos níveis do governo Trump, incluindo o próprio presidente que se referiu aos imigrantes como "estupradores, traficantes de drogas e invasores".

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News