Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/09/2019 as 5:00pm

Após chamar o ICE para falar com a comunidade, ativista é preso e enfrenta deportação em Houston

Na segunda-feira, dia 16, um juiz negou a fiança para Roland Gramajo, um ativista que foi preso...

Após chamar o ICE para falar com a comunidade, ativista é preso e enfrenta deportação em Houston Roland Gramajo foi preso depois de tentar tranquilizar a comunidade sobre ataques do ICE

Na segunda-feira, dia 16, um juiz negou a fiança para Roland Gramajo, um ativista que foi preso por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) semanas depois de realizar um fórum para acalmar as preocupações sobre os ataques aos imigrantes.

O homem de 40 anos, pai de cinco filhos, um imigrante guatemalteco sem documentos que mora nos Estados Unidos há 25 anos, é um ativista ferrenho na defesa dos imigrantes em Houston, Texas, o lugar que ele chama de lar.

A sua prisão aconteceu no início deste mês e a agência de imigração informou que a ação fez parte de uma operação de rotina baseada em uma dica anônima para deportar o imigrante, que havia entrado ilegalmente nos EUA em 2004.

Família e amigos dizem que acreditam que o ativismo de Gramajo fez dele um alvo do ICE, enquanto o governo Trump segue uma agenda rígida contra a imigração ilegal.

Semanas antes de sua prisão, Gramajo convidou o ICE para um fórum que ele organizou para ajudar a aliviar os temores sobre os ataques, mas a agência se recusou.

"Queremos acreditar que são coincidências. Infelizmente, quanto mais vemos, mais sentimos que algumas pessoas que se manifestam contra a administração Trump ou contra o ICE estão sendo alvo dessas mesmas ações", disse Cesar Espinosa ao FIEL Houston, uma organização de direitos de imigrantes.

Gramajo está sob a custódia das autoridades federais porque o governo quer condená-lo por reentrada ilegal no país, algo que pode resultar em pelo menos 20 anos de prisão antes dele ser deportado.

A decisão de negar a fiança abre caminho para o governo processá-lo pela acusação ilegal de reentrada. O juiz disse que se Gramajo fosse libertado pelo ICE, ele poderia ser deportado antes que o caso pudesse ser julgado.

Gramajo foi deportado em 2004 depois de ter sido condenado por roubo de um veículo - uma contravenção - em 1999. Na época, ele tinha 19 anos de idade, de acordo com documentos do tribunal lidos por um juiz na segunda-feira.

Ele foi deportado em 21 de junho de 2004, informou a ICE.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News