Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/01/2020 as 9:00am

Imigrantes em Massachusetts têm mais apoio legal que em outros estados

Vestido com um macacão verde e acorrentado às mãos e aos pés, Ismail Garces Avila está...

Imigrantes em Massachusetts têm mais apoio legal que em outros estados Juiz Robert Katzmann, do Tribunal de Apelações dos EUA.

Vestido com um macacão verde e acorrentado às mãos e aos pés, Ismail Garces Avila está sentado no tribunal, sem janelas, diante do juiz de imigração, John Furlong. Ele aguarda suas audiências sobre fiança e pedido de asilo. Esta é uma imagem que tem se tornado cada vez mais comum nos tribunais em todo os Estados Unidos.

Avila, de 25 anos, foi preso em setembro depois de atravessar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos com México depois de fugir do que ele alegou ser “perseguição política em sua terra natal”, Cuba. Apesar da natureza complicada de seu caso de imigração, Ávila não tem advogado, o que dificulta muito sua tentativa de asilo.

Os imigrantes que enfrentam deportação não têm direito a aconselhamento nos Estados Unidos, mas ter um advogado é muitas vezes um fator determinante e essencial para o que pode acontecer no futuro.

De acordo com um estudo supervisionado pelo juiz Robert Katzmann, do Tribunal de Apelações dos EUA, apenas 3% dos imigrantes detidos prevalecem em seus casos sem advogado.

"Para imigrantes de baixa renda", escreveu Katzmann na Fordham Law Review em 2018, "ter um advogado é a diferença entre ter permissão para permanecer neste país e sofrer deportação catastrófica".

No geral, Katzmann descobriu que 63% dos imigrantes em processos de deportação em todo o país não têm representação legal, enquanto 37% têm.

No tribunal de imigração de Boston, Massachusetts, durante quatro dias em dezembro, os números foram exatamente o oposto. De acordo com informações, 39% dos 714 imigrantes que passaram pelo processo de audiência não tinham advogado, enquanto que 61% estavam acompanhados de um.

A porcentagem real em Massachusetts pode ser ainda maior. Pesquisa do tribunal de imigração coletada pelo TRAC Reports, da Universidade de Syracuse, indicou que 73% dos imigrantes com casos pendentes em fevereiro de 2019 tinham representação legal.

Um grande obstáculo para encontrar um advogado é o custo e não há uma taxa fixa para estes serviços. O valor gira em torno de US$ 175 a US$ 450 por hora. Mesmo com todas as dificuldades, Massachusetts ainda se destaca como o estado onde existe uma quantidade maior de imigrantes com acompanhamento legal em tribunais de imigração.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News