Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/02/2020 as 12:00pm

NY Times afirma que ICE vai enviar atiradores de elite para “caçar” imigrantes

“Valentão Trump não vai nos intimidar”, disse a prefeita de Chicago em resposta à notícia de que cidades-santuários serão o alvo desta ação

NY Times afirma que ICE vai enviar atiradores de elite para “caçar” imigrantes Prefeita Lori Lightfoot disse que Trump não vai intimidar a sua cidade.

A prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, disse que a cidade "não será intimidada" em meio a relatos de que as autoridades federais de imigração enviarão equipes especializadas para “cidades-santuários” em todo o país para ajudar a aumentar as prisões relacionadas à imigração.

O New York Times informou, na semana passada, que o presidente Donald Trump implantará unidades táticas do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, sigla em inglês) para quase uma dúzia de “cidades-santuário”, incluindo Chicago, New York e Los Angeles.

Lightfoot respondeu a essa notícia através de uma mensagem de vídeo publicada no sábado, dizendo para as populações de imigrantes e refugiados da cidade. Ela afirmou que "Chicago sempre permanecerá forte e usará todas as suas ferramentas para garantir que todos estejam seguros".

“Nós não seremos intimidados”, disse a prefeita. “Especialmente por um valentão como o presidente Trump, que comercializa ódio e medo como suas táticas. Para todos os nossos vizinhos e amigos, quero que saiba que Chicago está com você e sempre lutará para mantê-lo seguro”.

De acordo com o NY Times, alguns dos agentes do ICE que estão sendo destacados, incluem membros da Unidade Tática da Patrulha de Fronteira (BORTAC, sigla em inglês), que é descrita como uma "equipe da SWAT" que normalmente realiza operações de alto risco.

“São pessoas escolhidas em unidades individuais da Patrulha da Fronteira. Eles recebem treinamento específico - semelhante ao Army Rangers ou às Forças Especiais – e são certificados como atiradores de elite, possuem granadas (flash bang). Eles formam um esquadrão militarista da Patrulha da Fronteira”, disse a repórter do New York Times, Caitlin Dickerson, ao PBS NewsHour, no sábado.

As implantações já começaram e continuarão até maio, período durante o qual os agentes do BORTAC serão encarregados de apoiar as prisões de imigrantes, de acordo com o New York Times.

O governo Trump tentou repetidamente reprimir as cidades santuários, que se recusam a cooperar com as autoridades federais na entrega de informações sobre os residentes que podem ser alvo de deportação.

Entre as ações impostas pelo presidente, incluiu reter dinheiro de recursos federais destinados a essas cidades e estados, incluindo Illinois, que no ano passado foi ao tribunal para garantir que recebesse mais de US $ 6 milhões oriundos do programa Edward Byrne Memorial Justice Assistance Grant.

Na semana passada, o Departamento de Justiça entrou com uma ação contra o estado de New Jersey e seu governador por sua recusa em cumprir pedidos de custódia do ICE. Isso aconteceu quando o Procurador-geral dos EUA, William Barr, prometeu uma "ação significativa" contra as cidades-santuários.

"Esta é a continuação de uma batalha que começou em janeiro de 2017 quando o presidente Trump assumiu o cargo", disse Dickerson. "Ainda no início de 2016, ele fez campanha com a ideia de reprimir a jurisdição de cidades-santuários", continuou.

Embora ameaças anteriores de ataques em massa contra imigrantes não tenham se materializado conforme descrito, "sempre precisamos nos preparar como se fosse uma ameaça real", destacou Erendira Rendon, vice-presidente do Immigration Advocacy and Defense Project, uma entidade sem fins lucrativos. "A última vez que o presidente tentou essas táticas assustadoras, não resultou no que ele esperava, principalmente porque as organizações em todo o país, estados e cidades conhecem o valor dos imigrantes e estão tomando medidas proativas".

Rendon diz que seu grupo está planejando uma sessão de treinamento neste fim de semana para organizações que educam os imigrantes sobre seus direitos ao lidar com a aplicação da lei. Ela acha que a decisão de enviar agentes da Patrulha de Fronteira para Chicago e outras cidades-santuários não está enraizada em políticas sólidas. "Esta é apenas outra maneira de atacar a nossa comunidade", afirmou.

Mas o advogado David Applegate, membro da organização legal conservadora e libertária The Federalist Society, acha que a questão é "uma tempestade em um bule de chá".

Em sua mensagem, Lightfoot reiterou que o Departamento de Polícia de Chicago e outras agências da cidade estão proibidas de auxiliar agentes federais em qualquer esforço contra imigração civil. Ela também lembrou aos imigrantes e refugiados de seus direitos, afirmando que os agentes do ICE não podem entrar em suas casas sem um mandado assinado por um juiz. "Se alguém pensa que pode vir aqui, para nossa cidade, e aterrorizar nossos moradores, saibam que estaremos prontos”, finalizou.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News