Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/02/2020 as 10:00am

Prefeita de Princeton (NJ) elogia política que protege imigrantes e critica Trump

A prefeita de Princeton (New Jersey), Liz Lempert, denunciou um novo processo do governo Trump...

Prefeita de Princeton (NJ) elogia política que protege imigrantes e critica Trump Prefeita Liz Lempert afirma que cidade continuará protegendo imigrantes.

A prefeita de Princeton (New Jersey), Liz Lempert, denunciou um novo processo do governo Trump contra uma política de New Jersey que limita a cooperação com as autoridades federais de imigração e enfatizou que em sua cidade nada mudou. "Há um esforço para instigar o medo nas pessoas, e é compreensível que as elas sintam medo. Em parte, criar confusão pode levar ao medo”, disse a política. "Tentamos ser o mais claro possível sobre quais são nossas políticas", afirmou.

Em 10 de fevereiro, o Departamento de Justiça dos EUA (DHS, sigla em inglês) processou o estado de New Jersey, o governador Phil Murphy e o Procurador-geral, Gurbir Grewal, por causa da diretiva, que foi promulgada em 2018. Ela limita quanto os agentes policiais estaduais e municipais podem ajudar as autoridades federais de imigração. Grewal explicou que essas regras foram "projetadas para fazer uma distinção clara entre a polícia local e as autoridades federais de imigração civil, garantindo que vítimas e testemunhas se sintam seguras para denunciar crimes aos policiais de NJ".

O processo aberto pelo DHS questiona a constitucionalidade desta diretiva. "De acordo com a denúncia, em várias ocasiões no ano passado, as autoridades do estado não forneceram informações sobre as datas de libertação de imigrantes que foram acusados ou condenados por crimes", observa um comunicado de imprensa da agência federal. "A decisão de NJ de obstruir a imposição federal de imigração ao se recusar a fornecer essas informações é ilegal sob a Cláusula de Supremacia da Constituição dos EUA".

Lempert, em entrevista ao The Daily Princetonian, chamou a decisão do Departamento de Justiça de "frustrante e totalmente prejudicial para o que é bom para manter as comunidades seguras e a aplicação da lei eficaz".

Ela acrescentou que "é importante que as pessoas se sintam confortáveis em ir à polícia". A prefeita acrescentou que “seus policiais precisam dessa confiança e precisa que as pessoas entendam que, se é vítima ou testemunha de um crime, seu status de imigração é irrelevante.

A prefeita destacou que Princeton tinha uma política semelhante já em atividade antes da diretiva de Grewal, que substituiu a política atual da cidade.

O chefe da polícia, Nicholas Sutter, disse que o "espírito" da política permanece o mesmo. Ele, que trabalha em Princeton há 25 anos, afirmou que trabalhou em questões de imigração durante a maior parte de sua carreira. "Através de nossas ações, provamos que estamos aqui para ajudar a todos, independentemente de seu país de origem ou status de imigração", disse.

A prefeito observou que, embora Princeton tenha uma "cela", o Departamento de Polícia não pode manter as pessoas lá por mais de um dia, e Sutter afirmou que "simplesmente não acata pedidos de custódia do ICE se o imigrante não for um criminoso ou se não houver uma ordem judicial".

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News