Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/02/2020 as 9:00am

Curtatone vai continuar a proteger imigrantes em Somerville

Autoridades e organizações locais têm criticado à decisão do governo Trump de enviar 100...

Curtatone vai continuar a proteger imigrantes em Somerville Prefeito Curtatone afirma que Somerville é uma cidade imigrante.

Autoridades e organizações locais têm criticado à decisão do governo Trump de enviar 100 agentes de Patrulha de Fronteira (CBP, sigla em inglês) para dez grandes cidades-santuário, incluindo Somerville, em Massachusetts. De acordo com o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), esses oficiais ajudarão nas prisões de imigrantes indocumentados.

O prefeito de Somerville, Joseph Curtatone, chamou o novo plano de Trump, que vai durar até maio, de "um golpe desprezível nas eleições que persegue os trabalhadores que procuram escapar da violência e da pobreza de seus países".

Líderes de grupos da cidade, como o “The Welcome Project”, uma organização de serviços sociais e de defesa de direitos dos imigrantes, disseram que a tática faz mais do que ameaçar as pessoas.

Ben Echevarria, diretor-executivo da organização, afirmou que essa ação pode ter efeitos negativos em relação ao próximo censo e ao número de cadeiras para representar Massachusetts no Congresso. “A probabilidade de alguém atender a porta para responder à pesquisa se tornará menor. Isso vai nos prejudicar muito", afirmou.

Somerville é uma cidade-santuário, um município que possui políticas para proteger imigrantes indocumentados da deportação, a menos que sejam acusados de um crime grave. Essas regiões se tornaram alvos do governo Trump por se recusarem a cooperar com os agentes do ICE.

Os agentes direcionados a operar nesta nova estratégia são membros da unidade tática de elite conhecida como BORTAC, oficiais fortemente armados que geralmente lidam com criminosos violentos, e não em casos comuns de pequenos delitos.

Curtatone afirmou que a cidade continuará a defender os direitos de suas comunidades imigrantes. “Somerville criará confiança entre seus eleitores e trabalhará com programas como o The Welcome Project e o Escritório de Assuntos de Imigrantes da SomerViva, que apoiam os imigrantes que vivem na região. Vamos manter nossos esforços para preservar sua segurança”, disse o prefeito.

"Continuaremos sendo uma cidade acolhedora, uma cidade santuário", destacou Curtatone. “Continuaremos trabalhando para garantir que nossos residentes conheçam seus direitos, tenham o apoio total de nossa comunidade e tenham acesso ao suporte legal e aos serviços de cidadania necessários para garantir seu status legal.

Enquanto isso, o Congresso precisa consertar nosso sistema de imigração quebrado e criar um caminho para os imigrantes trabalhadores que vêm aqui em busca de uma vida melhor e que fortalecem nossa nação”.

O Welcome Project aumentou seu nível de atividade em torno do alerta e apoio aos imigrantes. A organização lançou, em 2018, a Somerville Response Network, um sistema baseado em mensagens de texto que notifica a comunidade sobre atividades do ICE. Em reação à implantação de agentes de patrulha de fronteira, a entidade vem divulgando a alertando através das mídias sociais e folhetos para garantir os imigrantes tenham as informações que precisam.

A organização sem fins lucrativos também tem trabalhado com parceiros, como a União Americana das Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês), para garantir que os advogados estejam acessíveis, no caso de uma invasão.

Curtatone destacou que ainda há legislação a ser aprovada para proteger as populações imigrantes de Massachusetts. O projeto de lei chamado “Comunidades Seguras” respeita os direitos dos imigrantes, impedindo os policiais de perguntar sobre o status de imigração quando abordar uma pessoa, a menos que seja exigido por lei. Ela também pede a defesa do devido processo legal e a limitação do compartilhamento de detidos com o ICE.

Atualmente, Boston instituiu o Trust Act, que proíbe a polícia local de trabalhar com o ICE para fins delitos de imigração civil, permitindo que eles cooperem apenas nos casos de crimes graves. Políticas como esta entraram em conflito com a abordagem do governo Trump contra a imigração.

“A diversidade cultural é parte integrante da identidade de Somerville como cidade”, disse Echevarria. “Sem suas comunidades de imigrantes, Somerville não seria a cidade que é”, continuou. "Sempre fomos uma cidade de imigrantes", foinalizou

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News