Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/03/2020 as 4:00pm

Mais um avião com brasileiros deportados dos EUA chegou ao Brasil na segunda, dia 09

A ação do governo Trump contra a imigração ilegal e tentativa barrar as travessias na...

Mais um avião com brasileiros deportados dos EUA chegou ao Brasil na segunda, dia 09 Brasileiros detidos ficam em centros de detenção próximos à fronteira

A ação do governo Trump contra a imigração ilegal e tentativa barrar as travessias na fronteira com o México continua cada vez mais forte. Nesta segunda-feira, dia 09, mais um avião chegou ao aeroporto internacional de Confins, em Minas Gerais. Desta vez, 40 brasileiros estavam na aeronave e foram deportados depois de um período detido em centros de instalação para imigrantes no Texas.

Este é o oitavo avião fretado pelo governo dos Estados Unidos a chegar ao aeroporto desde o ano passado. Em outubro de 2019, chegou a Belo Horizonte o primeiro voo, com cerca de 70 pessoas. O desembarque marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior.

Brasileiros que vieram dos Estados Unidos em outros voos relataram maus tratos. Na chegada, um deles, que não quis se identificar, disse que muitos passaram fome durante a prisão.

"Tem muitos brasileiros sofrendo lá, passando fome, humilhação. Toda hora um desmaia no chão com fome. A comida lá é um burrito. A comida do brasileiro lá é isso daqui, ó [mostra o burrito que conseguiu trazer]. É de manhã e na hora do almoço. E, à tarde, é um lanche", contou.

Uma brasileira relatou que todos permaneceram algemados nos pés e nas mãos.

Estes voos fretados eliminam o fato de que muitos brasileiros detidos pelo governo dos EUA tinham que esperar por meses para a liberação de documentos brasileiros e assim poderem viajar. Agora não há necessidade de documento para desembarque no Brasil.

O número de imigrantes brasileiros presos nos Estados Unidos tentando cruzar a fronteira pelo México aumentou mais de 10 vezes no último ano fiscal norte-americano (outubro de 2018 a setembro de 2019), chegando a 17.900, contra 1.500 no ano fiscal anterior. Em 2019, cerca de 850 mil pessoas de diversas nacionalidades foram presas tentando cruzar a fronteira dos EUA.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News