Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/03/2020 as 2:00pm

Guatemala torna-se primeiro país a bloquear voos com deportados dos EUA devido ao Coronavírus

Nesta terça-feira, dia 17, a Guatemala se tornou o primeiro país da América Central a...

Guatemala torna-se primeiro país a bloquear voos com deportados dos EUA devido ao Coronavírus Guatemala não aceitará aviões com deportados dos EUA.

Nesta terça-feira, dia 17, a Guatemala se tornou o primeiro país da América Central a bloquear voos com imigrantes deportados dos Estados Unidos, em um esforço para impedir a propagação do Coronavírus. Isso deu uma reviravolta dramática nas políticas do governo Trump que tentam impedir a entrada de requerentes de asilo no país.

O Ministério das Relações Exteriores da Guatemala anunciou que todos os voos provenientes de deportação seriam pausados "como medida de precaução" para estabelecer exames de saúde adicionais. Antes do anúncio, o presidente Alejandro Giammattei disse, em uma entrevista coletiva, na segunda-feira (16) que o país também fecharia completamente suas fronteiras durante 15 dias.

“Esse vírus pode afetar todos nós, e meu dever é preservar a vida dos guatemaltecos a qualquer custo", disse ele.

A Guatemala, um país com grande fluxo de imigração para os Estados Unidos e um ponto de passagem para pessoas de outras nações que se dirigem à fronteira dos EUA com o México. Nos últimos dias, ela bloqueou viajantes dos EUA, bem como do Canadá e de alguns países europeus e asiáticos.

O governo guatemalteco sob a administração de Giammattei confirmou seis casos de coronavírus na manhã de segunda-feira, dia 16. Mas tomou uma atitude dura em sua resposta à pandemia para tentar impedir a rápida disseminação observada na América do Norte e em outros lugares. Ela tornou-se um dos primeiros na região a impedir a entrada de norte-americanos.

Outras nações do Hemisfério Ocidental, incluindo El Salvador, Honduras, Panamá, Colômbia, Equador, Argentina, Chile e Peru, também adotaram medidas para barrar estrangeiros e, em alguns casos, fechar suas fronteiras, inclusive para seus próprios cidadãos que retornam de outros países.

A decisão de recusar voos com deportados terá um impacto significativo nos esforços do governo Trump para acelerar um acordo controverso sob o qual os Estados Unidos enviam imigrantes que buscam asilo nos Estados Unidos para a Guatemala, mesmo aqueles que não são cidadãos guatemaltecos.

O acordo entre os EUA e a Guatemala, chamado Acordo Cooperativo de Asilo, nega aos requerentes a oportunidade de solicitar refúgio nos Estados Unidos e, em vez disso, permite que eles apenas procurem asilo na Guatemala.

O mais alto tribunal da Guatemala inicialmente bloqueou o acordo. Desde novembro, os EUA enviaram à Guatemala mais de 900 homens, mulheres e crianças que chegaram à fronteira.

APOIEM OS PEQUENOS NEGÓCIOS. MANTENHA A ECONOMIA GIRANDO!
FAMILY MOVING- Atuamos em todo território da Flórida. Oferecemos um trabalho de porta a porta e também de Porto a Porto. Enviamos caixas para todo o Brasil. Também fazemos mudanças dentro dos EUA. Também alugamos trailers e vans e oferecemos serviços de embalar os itens do cliente. Ligue e faça seu orçamento: (475) 225-7754.

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com. Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

Top News