Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/05/2020 as 3:00pm

Hospital é construído entre México e EUA para proteger imigrantes do coronavírus

Em meio à pandemia do novo coronavírus, em que países estão com fronteiras fechadas e sem...

Hospital é construído entre México e EUA para proteger imigrantes do coronavírus A instalação é vista com um símbolo de solidariedade para os quase dois mil migrantes que estão presos próximo à fronteira.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, em que países estão com fronteiras fechadas e sem receber imigrantes, turistas e estrangeiros, um hospital foi construído em uma das fronteiras mais inesperadas: a divisa entre os Estados Unidos e o México.

A instalação é vista com um símbolo de solidariedade para os quase 2.000 migrantes que estão presos na cidade mexicana de Matamoros.

Em maio, a organização internacional Global Response Management (GRM) montou um hospital móvel para atender migrantes com sintomas de coronavírus na cidade, onde se estima que entre 1.500 e 2.000 pessoas estão aguardando atendimento das autoridades de imigração dos Estados Unidos.

A unidade, que atualmente tem cerca de 20 vagas, está localizada a poucos metros do acampamento que abriga famílias da América Central, México e outras nacionalidades retornadas pelo programa "Permanecer no México".

O programa foi imposto há mais de um ano pelo governo dos Estados Unidos e obriga que pessoas e famílias de imigrantes e solicitantes de asilo aguardem em território mexicano até o julgamento e decisão sobre o pedido de entrada no país.

A pressão na fronteira e na relação entre os países aumentou no final de março, quando Donald Trump ordenou que a entrada de todos os solicitantes de asilo no país fosse negada por conta do coronavírus. O México tem 35 mil casos e mais de 3.400 mil mortes, enquanto os EUA são o epicentro global da doença, com mais de 1,3 milhão de casos e 78 mil mortos.

O risco para a população migrante é alto, já que o grupo foi isolado a poucos metros do Rio Grande (que divide os dois países) e vive em condições precárias de saneamento.

Matamoros é a cidade com mais infecções por coronavírus no estado mexicano de Tamaulipas e atualmente, segundo a contagem oficial, tem mais de 180 casos e 12 mortes.

Além disso, a cidade vizinha de Brownsville, no Texas, tem cerca de 170 infectados e uma morte. “Sim, nos dá medo. O problema não é aqui no acampamento, aqui não tem [infectados], mas pode vir alguém de lá [Brownsville] ou daqui [Matamoros] e nos contagiar”, disse o hondurenho Marvin Zelaya, que se dedica a desinfetar os espaços comuns ocupados pelas pessoas acampadas.

Joanna Mackenzie, responsável pelo treinamento de pessoal e gerenciamento de recursos da GRM, diz que o hospital possui suprimentos e recursos humanos, médicos e de enfermagem para atender os infectados pelo coronavírus.

A área foi delimitada para impedir que pacientes em potencial interajam com o resto da comunidade e que migrantes infectados sejam isolados e fiquem sob observação.
Se alguém apresentar sintomas mais graves, será admitido na unidade que foi construída com a própria ajuda dos requerentes de asilo.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

GAUCHÃO RESTAURANTE- O melhor da comida brasileira. Fazemos entrega em toda região: Somerville, Medford, Cambridge e arredores. Estamos localizados no 102 Broadway, Somerville (MA). Ligue: (617) 625-6100.

INCOME TAX- Imposto de renda, contabilidade, folha de pagamento, incorporações, ITIN, Traduções. Temos 4 endereços: Framingham, Worcester, Somerville e Plymouth. Ligue: (508) 872-5597.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News