Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/06/2020 as 8:00am

Imigrante trans diz que refeição servida pelo ICE é como “comida vomitada por cachorro”

Logo após Shakira Najera Chilel chegar ao Centro de Detenção de Imigração Eloy, no Arizona, em setembro de 2019, ela começou a ter problemas de estômago. Desde então, a condição gastrointestinal da requerente de asilo de 29 anos se tornou crônica.

Imigrante trans diz que refeição servida pelo ICE é como “comida vomitada por cachorro” Imigrantes no centro de detenção do ICE em Eloy

Logo após Shakira Najera Chilel chegar ao Centro de Detenção de Imigração Eloy, no Arizona, em setembro de 2019, ela começou a ter problemas de estômago. Desde então, a condição gastrointestinal da requerente de asilo de 29 anos se tornou crônica.

Najera Chilel comparou as refeições nas instalações do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) com "comida de cachorro vomitada". Ela toma antibióticos e outros remédios, chegando a ingerir até 10 comprimidos por dia. Um exame endoscópico continua a ser adiado.

Sua saúde debilitada aumenta suas preocupações. A violência e perseguição sexual que Najera enfrentou por ser uma mulher trans na Guatemala e no México, onde ela viveu alguns anos antes de fugir para os EUA, a assombra.

Agora, isso se soma ao medo de ficar gravemente doente com o coronavírus, já que a pandemia do COVID-19 se espalha rapidamente dentro dos centros de detenção de imigração.

Seu desespero ficou maior em meados de maio, quando ela chegou a dizer a um médico da instalação que se jogaria pela janela quando tivesse oportunidade. A imigrante foi colocada em confinamento solitário, o que tem sido uma prática condenada dentro das instalações do ICE por seu aparente uso punitivo, arbitrário e excessivo.

Najera disse que suas refeições naquela cela segregada eram embrulhadas em papel. Ela não conseguia ler seus livros, não conseguia lavar a boca, não tinha com quem conversar e dois guardas a vigiavam.

“Para mim, não faz sentido. Como isso é uma maneira de ajudar?”, indagou Najera. “Em vez de ajudar, eles estão nos torturando ainda mais”.

Imigrante diz que alimento servido é semelhante a comida vomitada por cachorro

Ela orou a Deus pedindo forças, algo que já fez muitas vezes em sua vida, quando sofria violência e agressão. "Fui forte diante das adversidades e ainda preciso ser", disse Najera. “Eu pedia a Deus para me ajudar, para me dar mais força. Na Guatemala, sofri muitas coisas e as superei”.

Os ativistas do Trans Queer Pueblo, um grupo que defende os imigrantes LGBTQ, estão pedindo que o ICE libere Najera, junto com todos os imigrantes que estão sob detenção da agência.

Em um comunicado, a porta-voz da ICE, Yasmeen Pitts O’keefe, disse que Najera foi autorizada a entrar nos EUA através de um posto de entrada em Nogales. "Os registros revelaram que ela é uma imigrante que foi deportada duas vezes, com a deportação mais recente em março de 2018", disse. “A imigrante permanecerá sob custódia enquanto aguarda o resultado de seu caso de imigração”, finalizou.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

L & B Agency- a equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News