Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/06/2020 as 9:00am

Ex-ministro brasileiro pode ser considerado indocumentado e deportado dos EUA, diz especialista

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, pode ser considerado ilegal pela lei americana...

Ex-ministro brasileiro pode ser considerado indocumentado e deportado dos EUA, diz especialista Weintraub entrou nos EUA com Passaporte Diplomático mesmo não sendo mais Ministro

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, pode ser considerado ilegal pela lei americana e acabar deportado dos Estados Unidos se tiver utilizado o passaporte diplomático de ministro, afirmou o advogado constitucionalista Marcellus Ferreira Pinto.

Weintraub deixou ontem o Brasil em direção aos EUA, onde pode assumir um cargo no Banco Mundial. Ele já chegou a Miami, Flórida, e sua exoneração só foi publicada após a confirmação de que ele já se encontrava no exterior. Ele havia confirmado sua saída do cargo de ministro na última quinta-feira (18).

A entrada de brasileiros nos EUA está proibida desde maio, quando o Brasil tornou-se o segundo país do mundo com mais casos de coronavírus. A proibição, no entanto, não se aplica a funcionários do governo com passaporte diplomático. Ainda não se sabe se foi desta forma que Weintraub entrou no país. Questionado sobre isso, o MEC não respondeu.

Segundo Ferreira Pinto, por ter pedido demissão do cargo na quinta-feira, a lei norte-americana pode interpretar que Weintraub já não era mais ministro quando entrou em seu território. Portanto, não poderia utilizar o passaporte diplomático. "Se eu nomeio um ministro, ele pede exoneração na quinta e o seu decreto só sai no sábado, para o direito brasileiro ele é ministro até sábado, quando [o pedido] é publicado no DO [Diário Oficial]. Para o direito americano, não. Se pediu exoneração na quinta-feira, já não é ministro desde então", disse ao UOL.

Se ele foi indicado pelo presidente da República para entrar em Washington e ocupar um cargo no Banco Mundial, ele poderia usar o passaporte pessoal dele, de civil. Agora, se ele entra nos Estados Unidos, apresenta o passaporte diplomático de ministro já tendo pedido exoneração do cargo, isso pode induzir um ato de improbidadeMarcellus Ferreira Pinto, advogado constitucionalista

O advogado afirmou que, nesse caso, a improbidade seria apenas de Weintraub, e não do governo brasileiro que o indicou para o cargo. É considerado ato de improbidade administrativa "qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições".

Para permanecer no país sem ser ministro, Weintraub precisa ter um passaporte brasileiro e um visto americano válido. "Se ele entrou com esse passaporte diplomático já como ministro exonerado, o governo americano certamente o considerará um imigrante ilegal. Salvo se tiver um passaporte brasileiro válido e um visto americano válido. Aí, pode ser que o departamento de fronteira regularize a situação". Ferreira Pinto, no entanto, disse que acha difícil o departamento fazer essa regularização.

O ato de improbidade também pode afetar a indicação do ex-ministro para o cargo no Banco Mundial. "Sem dúvida, ele pode ser exonerado no Banco Mundial, porque me parece que pode haver uma violação do princípio da moralidade nessa entrada dele", disse. "Não pega bem para ele, já é um mau começo".

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Fonte: uol.com.br

Top News